Canteiros Lúdicos

Estratégias lúdicas para a educação ecológica

 Editorial Tearteiro

Nas últimas décadas os valores de consumo tem dominado a cada vez mais o universo infantil. Na contramão deste movimento, Guilherme pesquisou as brincadeiras de antigamente e deu referência ao uso de elementos orgânicos, “brinquedos que virassem adubo, ou melhor, vida”.

Guilherme Blauth é um educador brincante que usa os elementos da natureza – como ar, água, terra, fogo – e os elementos das brincadeiras espontâneas – como os bonecos, bichos e monstros – para despertar a imaginação por meio da educação ecológica. Brincar com tudo isso “conecta o ser humano com sua essência, com a possibilidade da criação”.

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Em vinte anos de pesquisas e brincadeiras sobre a relação entre infância e natureza, Guilherme produziu o livro Jardim das Brincadeiras (2013), que estimula a experiência do brincar com a percepção da natureza. Ele fundou em 2004 o Instituto Harmonia na Terra e é criador de diversos jogos produzidos com materiais naturais, dentre os quais Jogo da Carta da Terra, que tem sido usado por educadores como apoio pedagógico.

Confira o vídeo da oficina Jardim das Brincadeiras na virada sustentável 2014

A brincadeira aproxima o adulto da criança, e abre a possibilidade para um mundo sensível de experimentações que faz bem à todas as idades. Na visão de Blauth o universo dos brinquedos pode ser melhor explorado na educação: “enquanto o ser humano brinca, ele aprende, e aprende tão bem que nem parece aprendizado”.

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Encantar as crianças com a natureza e seus diversos aspectos, desperta o espírito investigativo e estético, possibilitando a construção de novos sentidos para o ensino das ciências, através de experiências sensoriais e atividades artísticas.

_MG_9701Nesta mesma linha de reflexão/ação/reflexão, o Instituto de Arte Tear vem desenvolvendo há alguns anos o projeto Circulo da Terra, como parte do programa Escola vai ao Tear. Pautado no urgente diálogo entre ciência e arte como modos complementares de produzir conhecimento sobre o mundo, o Círculo da Terra desenvolve uma proposta de arte/educação ambiental. Para nos aproximar um pouco desta experiência, a educadora Maria Clara Borges, a Cacá, uma das coordenadoras do círculo, conta sobre as expedições das crianças no quintal do Tear, nosso Jardim de Brincadeiras:

“O personagem Intrometido, já lendário no Tear,  conduz as crianças à entrarem em nosso quintal,  espaço verde em que que essa relação entre arte, ciência e natureza é mediada pela brincadeira e pela imaginação. Num mundo de fantasias e descobertas, ele tem a função de quebrar a inibição natural pela contação de histórias. Durante a expedição, outros personagens entram em cena. Com o acompanhamento de educadores as crianças são estimuladas a experimentar atividades de criação artística e o contato direto com a natureza. ” 

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“Elas podem tocar em alguns animais, sentir a textura dos troncos das árvores, conhecer diferentes sementes, colher e experimentar alimentos da horta e se encantar com as sutilezas da natureza. Elas exploram o quintal com o corpo todo. Colocam a mão na terra, plantam, regam, colhem, sentem o cheiro das plantas, observam a vida dos insetos, descobrindo relações com a natureza hoje limitada pela configuração urbana.” 

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Em uma das expedições uma criança disse a Juliana , nossa arte educadora:

-“ Existem mais árvores mágicas como essa?”
A Ju retrucou “Porque essa árvore é mágica?”
– Ué, ela dá o urucum, além de fazer tinta, ela faz barulho de chuva… É mágica!”

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“É possível perceber o receio delas com o simples fato de ficar descalço, de se machucar… Muitas situações despertam medo, por ser um espaço desconhecido. A maioria das crianças que hoje vivem em grandes centros urbanos não tiveram a oportunidade de tirar uma fruta do pé, mexer com a terra e ver os animais de perto. Fazermos ciência junto com a natureza, com a percepção de que também somos natureza e por isso nossa intervenção é pelo cuidado, pelo amor, pelo diálogo. Assim, queremos ser pesquisadores-semeadores, integrantes ativos dessa Teia.”

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Por mais que tenhamos que conviver com a urbanização acelerada, ainda assim podemos encontrar nas ruas e nos quintais alternativas lúdicas e sustentáveis para brincar e se descobrir em meio ao ambiente que vivemos.

A experimentação sensível, a brincadeira e o brinquedo são mediadores privilegiados no processo de ensino/aprendizagem, na produção dialógica de conhecimento sobre a vida, e encontramos esses elementos na cultura da infância, que encontra nessas propostas um ambiente propício para desenvolver seu imaginário e sua criatividade.

O Livro Jardim das Brincadeiras, belamente ilustrado, por sinal, está disponível para download na página do Guilherme na web, clique na imagem para baixar o arquivo (pdf) e brincar em sua casa.
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Quer saber mais sobre o Circulo da Terra? Acesse as informações do projeto [link id=”185″ text=”aqui” target=”_blank” target=”_blank”].

Link desse post: http://institutotear.org.br/4203