Escola vai ao Tear

Projeto de Educação Ambiental e Literatura direcionado às escolas e realizado no turno escolar. Vivências lúdicas e criativas na casa-quintal do Tear permite estudantes experimentarem temas e conteúdos escolares em contato com a natureza e pela mediação artística. Conheça o Projeto.

A Escola vai ao TEAR

A Escola vai ao Tear é um projeto que contribui para a formação integral de alunos da rede pública e privada de ensino, favorecendo o ensino-aprendizagem em arte/educação e mediação de leitura. Seu objetivo primeiro é  mobilizar e sensibilizar as escolas para a importância do desenvolvimento de ações conjuntas com o propósito de promover a educação integral, aprofundar práticas arte/educativas alinhando o conteúdo curricular escolar às atividades vivenciais do projeto.

Desejamos o fortalecimento, proteção e garantia dos direitos da criança e adolescente,  possibilitando a construção de novas compreensões dos papéis da escola, da família e da comunidade nos processos de desenvolvimento humano e social.

_MG_9712

 

Com uma dupla articulação – Mediação de Leitura e Educação Ambiental – favorece o despertar e o encantamento pelo conhecimento prático e busca incluir a formação continuada de professores na mediação de leitura e na conscientização socioambiental.

No histórico do TEAR são desenvolvidas ações de educação integral de maneira continuada concentradas no programa [link id=”134″ text=”Ciranda Brasileira”],  atendendo gratuita e diretamente, crianças e adolescentes, em parceria com as escolas e seus familiares.

passarinhos-trio1

Eixos de ação

IMG-20150922-WA0044

Tear de HistóriasProjeto de Arte/Educação que tem como mote a contação de histórias e a mediação de leitura. Nessa imersão, crianças vivenciam o imaginário que a literatura proporciona, a partir de atividades desenvolvidas pelos educadores tearteiros. Articuladas às mais diversas linguagens artísticas, atividades como rodas de leitura, ‘Pé de livro’, leituras compartilhadas e vivências lúdicas, buscam despertar a criatividade, a curiosidade e o encantamento pela leitura. Tendo em vista uma abordagem metodológica consolidada na educação integral, as experiências propostas no Tear de Histórias entrelaçam temas do calendário escolar.  O casarão que abriga o Instituto se torna um ambiente envolvente, que enreda personagens e situações imaginárias ao gosto pela leitura e pelas histórias.

[link id=”183″ text=”Saiba mais “]

MG_9701

Círculo da TerraA partir de experiências estéticas, as crianças vivenciam diversos temas e conteúdos escolares relacionados às Ciências da Natureza . O cardápio de oficinas temáticas do Círculo da Terra oferece experiências no espaço verde do Tear. A horta com plantas alimentícias não convencionais, o telhado verde da casa-flor, abelhas nativas brasileiras e brinquedos feitos com elementos da natureza são alguns dos elementos que fazem parte desse lugar de convivência. Como pesquisadores da natureza, alunas e alunos são convidados a despertar o espírito investigativo diante dos saberes da terra e  tecer sentidos na construção do conhecimento.

[link id=”1117″ text=”Saiba mais  “]

A Escola vai ao Tear e o Tear vai à Escola

As Escolas da Rede Municipal de Ensino, são  mobilizadas a trazerem suas turmas de alunos para o Tear, e convidadas a  levar para as escolas as oficinas do  “Tear de Histórias” e do “Círculo da Terra”. Nesse fluxo, entre as escolas e o Tear, as metodologias práticas desenvolvidas pela equipe do projeto  são compartilhadas e enriquecidas.  Escolas como E. M. Espiridião Rosas no Caju, E. M Júlia Lopes em Santa Tereza, EDI Edília em Jacarepaguá, Creche Jardim Botânico, na Floresta da Tijuca e  E. M. Equador em Vila Isabel se tornaram nossas parceiras e a intenção é ampliar ainda mais essa rede.

Imagem4

Imagem2 Imagem1 IMG-20150922-WA0041
[link id=”1764″ text=”Quer ajudar a fazer essa ponte?”]