Afinando os sentidos

Ler e escrever imagens para recontar o mundo
18h às 21h

Vivemos em um mundo repleto de imagens que entretêm e informam, mas que também vendem e difundem conceitos e impõem representações culturais. Como descondicionar o olhar de jovens e crianças sobre si mesmas e o mundo? Neste curso abordaremos conceitos da alfabetização visual e metodologias de sensibilização criativa que podem ser utilizados em projetos sócio- educativos dentro e fora da sala de aula.

Marie-Branco

Este curso propõe discutir possibilidades de utilização da linguagem visual como ferramenta criativa e crítica em projetos socioeducativos, de promoção da leitura e em sala de aula e também discutir alguns fundamentos da alfabetização visual.

O programa do curso foi desenhado a partir da apresentação de projetos artísticos/educativos desenvolvidos pela autora com jovens e crianças vivendo em zonas de conflito em diversos países e em comunidades tradicionais brasileiras.

PictureBio
Marie Ange Bordas
Artista multimídia, escritora e educadora, mestra em Imagem e Som pela ECA/USP, com especialização no International Center of Photography / NY.  Com importante trabalho na criação de projetos artísticos colaborativos e dialógicos, sobretudo em comunidades deslocadas e/ou afetadas por conflitos em países africanos e em comunidades tradicionais no Brasil.  Marie Ange é idealizadora do projeto Tecendo Saberes, autora do livro “Manual da criança caiçara” (Ed.Peirópolis) e coautora do livro “Histórias da Cazumbinha” (Ed.Cia das Letrinhas).

Para  saber mais sobre seu trabalho acesse: www.marieangebordas.com

 apanhador de sonhos

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA INSCRIÇÃO

Para a realização do Curso propomos um co-financiamento  solidário.  Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidaria de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:

O valor solidário é de R$ 140,00

A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito/transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear).  Veja como:

(1) realizando o depósito na conta
Instituto de Arte Tear
CNPJ: 005.435.475/0001-24
Banco Itaú
Ag: 5631
Cc: 28867-6

Assim que concluir, envie um mail a contato@institutotear.org.br anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.

IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco.  Deste modo poderemos responder com as orientações para completar a inscrição.

(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 10 às 17 horas.

(*) Todas as formas de inscrição receberão recibo legal de doação.

 Atenção
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.