Artes Integradas na Educação Infantil

Curso de formação para interessados no campo da educação infantil. De 17 de março a 16 de junho, aos sábados de 9 às 13h.

O curso aborda o universo criador da criança na sua relação com a natureza, através de experiências estéticas e lúdicas que criam laços estreitos de encantamento com sua natureza imaginante e com sua poética de ser e estar no mundo.

Todos os cursos de formação do Tear oferecem certificado para participantes com 75% de presença ou mais.

T-_FOTOGRAFIAS__Seleção-2015_Eventos_Círculo-da-infância__Circulo-da-infancia2015-02

O contato com a arte e a natureza é de suma importância para o desenvolvimento infantil, despertando a delicadeza e a sensibilidade, desenvolvendo vínculos, afetos e cognição, fortalecendo o sentimento de pertencimento e criando sentidos nascentes à grande teia da vida.

De forma prática e reflexiva, através das diversas linguagem da arte (contação de histórias, teatro, dança, música, literatura e artes visuais), o curso tem como propósito  subsidiar as práticas pedagógicas no âmbito da Educação Infantil.

Conteúdos que transversalizam a formação:

  • Memorial e concepção de infâncias;
  • O brincar como poética da infância na invenção e descoberta do mundo;
  • As linguagens da arte como expressão da imaginação criadora;
  • A comunhão da energia da própria natureza nos processos de criação;
  • A produção sustentável através de materiais usados e não convencionais;
  • A experiência estética e sensorial na relação com a natureza.

Esta formação, com carga horária de 44h, será ministrada por experientes arte-educadores do Centro de Formação em Arte Educação do Instituto de Arte Tear.

EQUIPE:

Denise Mendonça – Arte-Educadora com especialização em Música, sócia- fundadora do Tear Núcleo de atividades Criativas (1980) e, posteriormente, presidente fundadora do Instituto de Arte Tear (2002). Desde 1980 na direção e coordenação geral do Tear, vem atuando em ações formativas no campo da educação e cultura voltadas ao universo das infâncias e adolescências, assim como na formação de educadores e mediadores de leitura.

 Claudia Leão – arte educadora, formadora de professores e coordenadora pedagógica do Tear, graduada em Musicoterapia (CBM/CEU), graduada em Formação Pedagógica de Docentes (UCAM), Mestre em Educação (UNIRIO), Especialista em Educação Infantil (PUC-RIO), Psicopedagoga (UCAM), Coordenadora pedagógica da Escola Jardim Botânico Educação Infantil e formadora de professores do Instituto A Vez do Mestre (UCAM).

Maria Clara Borges – Pedagoga com especialização em Orientação Educacional pela UERJ e Psicopedagoga Institucional pela UNES. Desde 1972 atua em diversas escolas particulares como Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional com turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.  Orientadora Educacional do Colégio São Vicente de Paulo, formadora de professores e coordenadora e Projeto Escola do TEAR.

Monica Bezerra – Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduanda em Educação Especial pelo Portal Educação – Universidade Católica Dom Bosco. Professora da rede particular de Educação do Rio de Janeiro. Formadora de professores e coordenadora pedagógica do projeto Ciranda brasileira do Instituto TEAR.

Sergio Andrade – Formado em  Musicoterapia CBM; Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música;Pós-graduação Lato Sensu em Arte-Educação na Transdisciplinaridade pela Universidade Cândido Mendes Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação pela UFF.  Integra a equipe de formadores do Instituto Tear. Professor do município da do Rio de Janeiro desde 1996, atuando na função de Coordenador Pedagógico

 

Sonia Faber – Graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade UFRJ, especialista em Gênero e Sexualidade pela (UERJ). Arte-educadora do Tear, atuando nos projetos Tear de Histórias e Pé de Livro com mediação de leitura. Professora de Educação Física da Prefeitura do Rio de Janeiro, ministrando aulas para turmas do primeiro ao quinto do ensino fundamental I no CIEP Ministro Gustavo Capanema – Maré.

 

fitas2

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para a realização do Curso propomos um co-financiamento  solidário.  Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidaria de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:

O valor solidário é de R$ 780,00

Desconto para pagamento à vista R$750,00

Em parcelas de 3x 260,00

A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito/transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear).  Veja como:

(1) realizando o depósito na conta
Tear Núcleo de Atividades Criativas
CNPJ: 30.918.437/000170
Banco Itaú
Ag: 0416
Cc: 13919-4

Assim que concluir, envie um email a tear@institutotear.org.br com o assunto “comprovante” anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.

IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco.  Deste modo poderemos responder com as orientações para completar a inscrição.

(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 09 às 17 horas.

 Atenção
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

artes integradas na educação infantil respiro portal

Não perca os próximos cursos e eventos do Tear, cadastre-se no Boletim de notícias do Astrolábio (sempre no canto direito de qualquer matéria publicada) ou Siga nossa página no Facebook.