Brincar Mamulengos

Formação  Brincante com Schirley França .  Sábado 15/07, de 9 às 13h

Brincar Mamulengos
O Universo dos Bonecos na Pedagogia dos encantados – Vivência  e confecção

sábado, dia 15 de julho
9 às 13 horas
custo: 100,00
(*)veja info. importante sobre esse custo e o co-financiamento solidário)

As brincadeiras populares oferecem uma oportunidade prazerosa de descobrir e exercitar as habilidades psicomotoras, cognitivas e afetivas. Brincar estimula a criatividade, a curiosidade, a iniciativa e autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

A  oficina “Brincar Mamulengos” faz parte da Formação  Brincante do Tear e  tem como base a a confecção de bonecos de luva de cabaça, como mamulengos ou Babaus, ou Tutu Marambaias, imprimindo na fisionomia e no espirito do boneco nossas memorias.

Receberemos a todos com uma roda de conversa. Shirley irá  falar sobre a importância de  mantermos no nosso ideal de uma pedagogia dos afetos,  e comentar sobre as experiências que perpassam vários cantos do Brasil e recentemente na Holanda. Logo em seguida, trocaremos conhecimentos práticos e afetivos sobre a montagem de bonecos.

FORMADORA:

 Mãe de 8 filhos, que nasceram e cresceram tendo o palco como extensão do lar, Schirley França fundadora da Cia. Carroça de Mamulengos tem uma vasta experiência no campo da educação, do teatro de bonecos, na arte de contar histórias e na confecção de alimentos e brinquedos populares.

A Cia. Carroça de Mamulengos vive um outro momento, em que seus integrantes dão continuidade à trajetória do grupo, fundado há quase 40 anos, desenvolvendo suas potencialidades artísticas em novas formações, espetáculos e oficinas. Schirley França, fundadora da Companhia, também vem criando novo formato para manter vivas as tradições fomentadas pela Cia. com enfoque na arte de contar histórias e do brincar. Saiba mais

aurora 5
Aurora e Felicidade lado a lado – E por detrás dos panos Eliza Morenno e Schirley França 
No ano passado durante o Mundaréu de Brincadeiras os tearteiros envolvidos no projeto aprenderam com Schirley França a arte da confecção de bonecos.  Felicidade é a boneca que acompanhou a Carroça de Mamulengos durante anos e Aurora a nossa boneca tearteira feita durante o projeto. Clique aqui e saiba mais sobre o processo afetivo/criativo, numa matéria belíssima escrita por Misa Carvalho para o Astrolábio.

PÚBLICO:

Educadores, pesquisadores, jovens e adultos que buscam desenvolver práticas pedagógicas e/ou pesquisar a cultura brincante.

fitas2

(*) INSCRIÇÃO

Atenção:
Desconto de 10% para grupos a partir de 5 pessoas – solicitações via email: contato@institutotear.org.br
Desconto de 10% para inscrições realizadas até dia 10 de julho
* os descontos não são acumulativos

Para realização do Brincar Mamulengos propomos um co-financiamento  solidário.  Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidária de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:

Custo: R$ 100,00
A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito/transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear).  Veja como:

(1) realizando o depósito na conta
Instituto de Arte Tear
CNPJ: 05.435.475/0001-24
Banco Itaú
Ag: 5631
Cc: 28867-6

Assim que concluir, envie um mail a contato@institutotear.org.br anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.

IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line, certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco.  Confirmaremos sua inscrição mediante o envio desse e-mail.

(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 09 às 18 horas.

(*) Todas as formas de inscrição receberão recibo legal de doação.

Atenção
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

respiros

Não perca os próximos cursos e eventos do Tear, cadastre-se no Boletim de notícias do Astrolábio (sempre no canto direito de qualquer matéria publicada) ou Siga nossa página no Facebook.

O Tear fica na  Rua Pereira Nunes, n° 138 – Tijuca – Rio de Janeiro
Contatos:  3238-3690 / 2238-4927. Secretaria aberta das 9 às 18h.
E mail: tear@institutotear.org.br