Casa Aldeia – de 1994 a 2000

Visconde de Itamaraty, 22 (Maracanã)

Por ser mais espaçosa e ter um quintal generoso, a casa passa a redimensionar as ações do Tear, promovendo, além dos cursos de Artes Integradas para crianças, adolescentes e jovens, e Formação de educadores, Festas da Música, Festas de quintais, Encontros Interculturais indígenas e afro brasileiros, Ciranda da Arte (projeto Escola), Espetáculos teatrais e musicais.

"Meio-Dia" de Umberto França, 1991

“Meio-Dia” de Umberto França, 1991

Frente às questões sociais, políticas, culturais, ambientais e econômicas do país se redescobrindo como Estado de Direito, o Tear se engaja em vários movimentos quais sejam:

    • Na luta pela garantia do ensino da Arte como disciplina curricular obrigatória nas escolas na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), sancionada em 1996. O Rio de Janeiro, representado pela Comissão Fênix, criada por um grupo de arte educadores cariocas, teve um papel fundamental nesta conquista. O Tear integrou e sediou a Comissão Fênix.
    • Na Agenda Social Rio, projeto idealizado em 1996 pelo Betinho por ocasião da candidatura do Rio como sede das olimpíadas de 2004. Pretendia criar um compromisso social, envolvendo sociedade civil e governo, em torno de metas voltadas para melhores condições na qualidade de vida de todos e todas que vivem no Rio de Janeiro: Educação de qualidade para todas as crianças e jovens; ninguém morando na rua; favelas urbanizadas e integradas à cidade; alimentação de qualidade para todas as crianças e jovens e esporte e cidadania jogando no mesmo time.

O Plano piloto da Agenda foi realizado na região da Tijuca e bairros vizinhos, sendo    batizada e conhecida como Grande Tijuca, a partir de então. Coube ao Tear a participação e mobilização junto à juventude.

  • Nos movimentos de juventude que afloraram nesta época, reivindicando políticas afirmativas nas áreas da cultura, educação e saúde. Tempo do protagonismo juvenil.

Neste contexto, O Tear aprofunda suas investigações epistemológicas, ampliando suas ações e interações da arte e outros territórios e campos de conhecimentos.

  • Arte e Natureza: Corpo Natureza e Arte no Campo e Circulo da Terra
  • Diversidade Cultural: Terra Brasilis
  • Cultura da Infância: Mala da Brincadeira
  • Promoção à leitura: Tear de Histórias
  • Armazém de Idéias: Incubadora de jovens na área de produção cultural
  • Mediação cultural: artes integradas e cultura indígena (no Museu do índio)
  • Artes integradas e História (no Museu da República)
  • Artes Integradas e Botânica (no Jardim Botânico)
  • Artes Integradas e Ciências ( no Museu de Astronomia e Ciências afins)
"Euhropa-Brasil", da série Fronteiriços de Anna Bella Geiger, 1995

“Euhropa-Brasil”, da série Fronteiriços de Anna Bella Geiger, 1995

Marcos políticos culturais relevantes da época:

  • Início Era FHC
  • Agenda Social Rio
  • Brasil 500 anos – Mostra do Redescobrimento
  • Movimentos de protagonismo Juvenil

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Navegue pelas Casas do Tear:

casa germinadora casa cirandeira casa rosa do espaço verde
[link id=”739″ text=”1980 a 1994
Casa Germinadora
Rua Artur Menezes , 46 e 48″ target=”_blank” target=”_blank”],
(Maracanã)
[link id=”748″ text=”2000 a 2007
Casa Cirandeira
Rua Carmela Dutra, 50″ target=”_blank” target=”_blank”]
(Tijuca)
[link id=”752″ text=”2007 até hoje
Casa Rosa do espaço Verde
Rua Pereira Nunes,138″ target=”_blank” target=”_blank”]
(Tijuca)

[link id=”730″ text=”clique aqui para voltar para os Fios da Memória”]