Círculo da Infância

O Círculo da Infância é um mergulho na cultura da Infância que alimenta profundamente o  fazer de artistas e educadores.  O Circulo vem fortalecendo uma rede nacional de educadores e pesquisadores da Infância. Saiba Mais

Circulo da Infancia

 

Brincar, brincar muito de ser, de “e se…”, ter coração de criança e liberdade de rir, de trocar idéias, de criar coisas muito sérias ou muito loucas, desenvolvendo raciocínio, imaginação, sensibilidade, criatividade e o amor pela vida!

Voltado para a formação de educadores o Círculo da Infância tem como foco a brincadeira.  Contribui para a criação de práticas educativas que valorizem e difundam a diversidade cultural brasileira e a cultura da Infância.

Desenvolvido pelo TEAR , o ciclo é estruturado em módulos que privilegiam o diálogo entre as brincadeiras e manifestações da cultura popular, com a expressão criadora nas várias linguagens da arte. Os chamados  [link id=”898″ text=”Encontros de Educadores Brincantes”], germinados ao longo do ano, se configuram como espaço para trocas de experiências e conversas, que giram em torno das temáticas da Culturas da Infância, brincadeiras tradicionais, brinquedos e brincadeiras, teatro de bonecos, contação de histórias, visualidades populares e danças e ritmos populares.

Essas conversações e trocas de experiência dão origem a um seminário final, que leva o nome de [link id=”191″ text=”Ciclo da Infância”], evento síntese dos trabalhos e intercâmbios desenvolvidos ao longo do ano.

passarinhos-07

O objetivo desse projeto, é reconhecer, valorizar e difundir a Cultura da Infância, favorecer a formação de educadores no campo da Cultura Popular Brasileira, contribuir ao desenvolvimento da expressão criadora dos educadores através das várias linguagens da arte, disseminar a riqueza da diversidade cultural brasileira e aprofundar as reflexões sobre arte, cultura, cidadania e educação.

Apoie nosso projeto e colabore para a sustentabilidade do Tear .

Para maiores informações entre em contato ou faça uma visita ao Instituto de Arte Tear