Projeto Circulo da Terra

Através de uma abordagem metodológica consolidada na arte/educação ambiental, o projeto prevê expedições ecológicas para crianças, incitando a descoberta dos ciclos da natureza. Saiba Mais  

Círculo da Terra

No sentido de estreitar laços com as escolas, e na perspectiva da educação integral, O Circulo da Terra oferece atividades de arte/educação ambiental em diálogo com os conteúdos escolares na área de ciências para os alunos da educação infantil ao 5°ano, despertando o espírito estético e investigativo diante dos saberes da Natureza.

Com o intuito de promover uma experiência estética relacionada à cultura da terra, através de vivências, é possível conhecer sobre produção e cultivo de hortaliças e árvores nativas, os processos biológicos dos vegetais, as práticas sustentáveis cotidianas, sobre beneficiamento dos alimentos – desde a plantação, colheita até a sua feitura, e demais processos que evidenciam a nossa relação vital com esses ciclos da natureza. As vivências entremeadas pela  brincadeira, pela expressão do corpo, da voz, do som, da imagem e das histórias, que estabelecem diálogo estético com a natureza.

Expedições na e com a natureza são propostos durante o Circulo da Terra. Eles acontecem nas mediações do espaço verde do Tear e também ambientes externos, tais como a Floresta da Tijuca, Jardim Botânico, Sitio Burle Marx, Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros em Silva Jardim, RJ, em área de preservação de Mata atlântica e do Mico Leão Dourado.

O resultado desta experiência se efetiva num saber fazer vivo, a  partir do contato com a natureza e com a arte, em que  crianças e adolescentes desenvolvem a consciência estética e ambiental como princípio ambiental como princípio ético.

Assim, com foco nas questões ambientais articuladas às questões sociais e culturais, o Projeto Círculo da Terra desenvolve e aplica a educação ambiental crítica/emancipatória, positivando as  relações da arte e ciência, por uma abordagem afetiva.

video

No quintal da casa sede do TEAR foi realizada a reforma e a construção de um telhado verde em um antigo barracão que servia como depósito de ferramentas e materiais de jardinagem. A atividade de bioconstrução foi coordenada por dois profissionais que atuam com Permacultura e contou com a participação das crianças do Círculo da Terra.

Apoie nosso projeto e colabore para a sustentabilidade do Tear .

Para maiores informações
entre em contato ou faça uma visita ao Instituto de Arte Tear