Engenhóticas

Mini curso de construção de brinquedos articulados com o mestre brincante Adelsin (MG). Sábado e domingo de 10h às 17h.

Engenhóticas
Formação Brincante
21 e 22 de outubro das 10h às 17h

Engenhóticas Adelsin_novacapaevento
Vamos trabalhar temas como as fontes de energia e seus impactos no ambiente. Começaremos pela gravidade, seguiremos pela manivela, passando ao vento, ao calor e, só então, chegaremos à eletricidade. Somente quando esse universo mecaniculturalmentencantado tiver sido incorporado é que pincelaremos a eletrônica.A Oficina de Engenhótica é dirigida a pessoas que queiram brincar bastante com o tema e partilhá-lo posteriormente com filhos, amigos e alunos. Na oficina iremos ver imagens de engenhocas populares, identificar os seus princípios (simplicidade, inventividade, estética e aproveitamento de materiais) e os seus mecanismos de funcionamento. Iremos, então, inventar as nossas engenhocas.

Todo o processo será feito em clima de alegria e brincadeiras. Os objetos construídos deverão ter a graça e a expressividade das referências da cultura popular: cor, movimento, fantasia e alegria. E deverão cumprir o desafio principal que é a capacidade de transformar materiais cotidianos em personagens ‘vivos’: nossas engenhóticas encantadas.

Os participantes experimentarão o trabalho coletivo, a busca partilhada por soluções e a leveza de fazer pela alegria. Experimentarão, na prática, conceitos de física, matemática, música e artes visuais. Tudo isso num contínuo movimento de brincar!

Programa

  • A gravidade:  Pêndulos com formas humanas e de animais. O ponto de equilíbrio e a gravidade como desafio.
  • A manivela:  Rodas, eixos, polias, engrenagens e virabrequins.  Criaturas articuladas movidas por sistema acionado por manivela.
  • O vento:  Cata ventos que movem bonecos e animais articulados, aviões.  Apitos e mensageiros.  Pipas.
  • A hidráulica: Roda d’água, monjolos e braços mecânicos. Bombeamento e geração de energia elétrica.
  • O calor: O calor e o vapor como energia.  A energia solar.
  • A eletricidade: A eletricidade elementar. Motorzinhos à pilha recarregável. Interação com as engenhocas. Acelerador (potenciômetros).
  • A eletrônica: A eletrônica como possibilidade de controle remoto. Interação com circuitos e motores elétricos.

Materiais

 Material básico incluído
Cada participante deverá levar:

  •  1 tesoura
  •  1 alicate de bico
  •  1 caixa de papelão
  •  1 garrafa PET 2 litros
  •  2 garrafas plásticas pequenas iguais
  •  1 motorzinho a pilha (que ainda
  • funcione) aproveitado de qualquer
  • aparelho
  •  Pilhas recarregáveis para o seu motor.

adelsin_rodopio

(*) INSCRIÇÃO

Para realização do Engenhóticas propomos um co-financiamento  solidário.  Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidaria de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:

Valor do co-financiamento solidário: R$ 350,00*

*DESCONTO: 300 reais para inscrições até 30 de setembro
*PARCELAMENTO: 2x de 175 reais (setembro e outubro)

Como o mestre Adelsin vem de outra cidade, todas as inscrições devem ser realizadas até 10/10 para garantir a realização do curso!

 


A inscrição no mini curso pode ser feita de duas formas (por depósito / transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear).  Veja como:

(1) realizando o depósito na conta
Instituto de Arte Tear
CNPJ: 005.435.475/0001-24
Banco Itaú
Ag: 5631
Cc: 28867-6

Assim que concluir, envie um mail a contato@institutotear.org.br anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.

IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco.  Deste modo poderemos responder com as orientações para completar a inscrição.

(2) diretamente na secretaria do Tear, na Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 10 às 17 horas.

(*) Todas as formas de inscrição receberão recibo legal de doação.

respiros


Facilitador 

Foto Adelsin

Conheça melhor o mestre Adelsin em sua entrevista para o Astrolábio

 

Adelsin é brincante e integrante da Casa das 5 Pedrinhas.

Com formação em artes plásticas,trabalha há mais de trinta anos com pesquisa, documentação e irradiação da cultura das crianças. Adelsin ajudou a conceber e a implantar mais de 30 centros de cultura infantil no Vale do Jequitinhonha e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL).

Na década de 90, Adelsin construiu diversos presépios articulados, movidos por manivela com crianças de projetos sociais em Belo Horizonte.Juntamente com a equipe da Casa das 5 Pedrinhas realizou exposições sobre a cultura das crianças em Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e em Kassel e Nuremberg, na Alemanha. Adelsin mora, há nove anos, na região de Diamantina (MG), onde mantém um “quintal laboratório vivo” com crianças. Em Jenipapo de Minas, no médio Jequitinhonha, desenvolve há três anos trabalhos culturais com grupos de jovens e crianças de comunidades rurais, tendo como destaque o Presépio do Pipiripapo: um presépio que representa cenas das comunidades movido por manivela e construído pelos meninos de Jenipapo. Adelsin escreveu e ilustrou os livros Barangandão Arco Íris (Lapa -1997; Peirópolis -2008); Guisadinho (Fundação Nestlé Brasil – 2007); Coleção Cuidar Bem (Peirópolis – 2011) e Barangandão Natureza, Barangandão Barulhinho e Histórias da Menina da Rua da Ponte (Zerinho ou Um – 2013, 2014 e 2016).

borda_VERMELHA

Não perca os próximos cursos e eventos do Tear, cadastre-se no Boletim de notícias do Astrolábio (sempre no canto direito de qualquer matéria publicada) ou Siga nossa página no Facebook.

O Tear fica na  Rua Pereira Nunes, n° 138 – Tijuca – Rio de Janeiro
Contatos:  3238-3690 / 2238-4927. Secretaria aberta das 9h às 18h30.
E mail: tear@institutotear.org.br