Era uma vez: a arte de ler e contar histórias

Mód. 2 da formação “Literatura Infantil na Escola” para interessados nas práticas de mediação de leitura. Quartas feiras, de 19 às 21h.  

Dinamizadores: Domingo Gonzalez Cruz e Bernardo Arraes
Coordenação: Sonia Travassos e equipe do Tear.

Esse curso de formação em práticas e mediações de leitura na escola é composto por 4 módulos de 8 horas cada. É possível realizar os módulos separadamente ou a formação completa, havendo descontos a partir de 2 módulos (veja os valores abaixo nas informações sobre inscrições).

Todos os cursos de formação do Tear oferecem certificado para participantes com 75% de presença ou mais, nesse caso havendo certificados por módulos.

literaturainfantil2018_capaeventomod2

Módulo 2
Era uma vez: a arte de ler e contar histórias
De 4 a 25 de abril, às quartas feiras, de 19 às 21h.

Qual o lugar da leitura e da contação de histórias no cotidiano escolar? Como narrar histórias? Ler é diferente de contar? O que narrar?

Proposta: Desde as sociedades mais primitivas o homem conta histórias: de viagens, de medos, de amores, de aventuras.  Histórias que podem despertar emoções, lembranças, sonhos, reflexões. Contar e ouvir histórias permite a troca de afeto. Permite aventurar-se por mundos desconhecidos. Encontrar outras formas de pensar, agir, sentir. Conhecer o outro. Ensaiar a vida. Descobrir a si mesmo. Mas qual o lugar da leitura e da contação de histórias no cotidiano escolar? Como narrar histórias? Ler é diferente de contar? O que narrar? O curso pretende abordar estas questões tanto de forma reflexiva, por meio de leituras, como prática, quando os participantes terão a oportunidade de conhecer diversas histórias e experimentar diferentes formas de narrar.

Objetivos:

  • Discutir a importância do ato de ler e contar histórias para a formação da criança.
  • Ler e contar histórias: diferenças e possibilidades.
  • O que narrar: apresentar aos participantes do curso diferentes tipos de histórias presentes na literatura infantil (oral e autoral).
  • A partir de atividades práticas, trabalhar o ritmo das narrativas, as modalidades da voz, as intenções, as pausas, a expressão facial e gestual.
  • Experimentar formas diferentes de se narrar histórias: com a utilização de livros, contadas “de boca”, narradas com o apoio de recursos como bonecos, objetos, etc.

Dinamizadores:

Domingo Gonzales Cruz é bibliotecário aposentado da FCRB, poeta, escritor e arte/educador. Atuol por 30 anos na direção da BIMM – Biblioteca infanto-juvenil Maria Mazzetti.

Bernardo Arraes é pedagogo, arte/educador e contador de histórias. Atua desde 2002 em espaços e programas de promoção à leitura.

 

Este é o segundodos 4 módulos que compõem a formação “Literatura Infantil na Escola” com carga horária de 8h cada. Confira os outros módulos:

Módulo 1
Livros e leituras na educação infantil
De 7 a 28 de março, às quartas feiras, de 19 às 21h. 

Módulo 3
Bibliotecas e Salas de Leitura na escola: contribuições para a formação do leitor
De 2 a 23 de maio ou 9 a 30 de maio, às quartas feiras, de 19 às 21h. 

Módulo 4
Projetos de Leitura
De 6 a 27 de junho, às quartas feiras, de 19 às 21h. 

 

 

fitas2

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para a realização do Curso propomos um co-financiamento  solidário.  Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidaria de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição, seguindo as seguintes informações:

Valores e descontos:

1 Módulo: 200,00
A partir do segundo módulo (sujeito a formação de turmas), serão aplicados os seguintes descontos:
2 Módulos 180,00 cada
3 Módulos 165,00 cada
4 Módulos 150,00 cada

Desconto para grupos: Em inscrições para grupos a partir de 3 pessoas, todos recebem 10% de desconto, de acordo com o número de módulos.

A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito/transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear).  Veja como:

(1) realizando o depósito do valor integral do primeiro módulo (200,00/180,00 por pessoa para grupos) na conta:
Tear Núcleo de Atividades Criativas
CNPJ: 30.918.437/000170
Banco Itaú
Ag: 0416
Cc: 13919-4

Assim que concluir, um email a tear@institutotear.org.br com o assunto “comprovante” anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.

IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail com e não pelo site do banco.  Deste modo poderemos responder com as orientações para completar a inscrição.

(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 09 às 17 horas.

Atenção
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Não perca os próximos cursos e eventos do Tear, cadastre-se no Boletim de notícias do Astrolábio (sempre no canto direito de qualquer matéria publicada) ou Siga nossa página no Facebook.