Bibliotecas e salas de leitura na escola

Mód. 3 da formação “Literatura Infantil na Escola” para interessados nas práticas de mediação de leitura. Quartas feiras, de 19 às 21h.  

Coordenação: Sonia Travassos e equipe do Tear.

Esse curso de formação em práticas e mediações de leitura na escola é composto por 4 módulos de 8 horas cada. É possível realizar os módulos separadamente ou a formação completa, havendo descontos a partir de 2 módulos (veja os valores abaixo nas informações sobre inscrições).

Todos os cursos de formação do Tear oferecem certificado para participantes com 75% de presença ou mais, nesse caso havendo certificados por módulos.

 

Módulo 3

Bibliotecas e Salas de Leitura na escola: contribuições para a formação do leitor
De 9 a 30 de maio, às quartas feiras, de 19 às 21h.

Proposta: Em que medida a biblioteca escolar pode contribuir para a formação de leitores?  Como esse espaço pode ser compreendido – espaço de aprendizagem, espaço cultural, “depósito de livros”? Como ele deve ser organizado? Como constituir seus acervos, levando em conta conceitos como a bibliodiversidade e a qualidade dos livros? Que outros acervos e materiais podem fazer parte das bibliotecas/salas de leitura? Como esses espaços de leitura podem promover atividades que levem em conta a investigação, a pesquisa e o interesse pela literatura? Tais questões serão abordadas no curso por meio de reflexões teóricas, leituras de textos literários e observação de projetos já realizados com crianças (envolvendo tanto a literatura como a pesquisa), assim como ações de promoção mais ampla da leitura, como a produção de boletins informativos, exposições, eventos culturais, entre outros.

Objetivos:

  • Refletir sobre as funções das bibliotecas/salas de leitura na formação do leitor: espaço de diferentes leituras e de diferentes leitores.
  • Apresentar possibilidades de composição e organização dos acervos.
  • Discutir as práticas de leitura possíveis de se fazerem presentes nas bibliotecas/salas de leitura e que podem contribuir para a aproximação dos leitores das leituras que seus espaços comportam.
  • Discutir estratégias para a promoção da leitura e que possam envolver a comunidade escolar como um todo – estudantes, professores, funcionários, familiares: murais, boletins informativos, blogs, exposições, eventos.

Este é o terceiro dos 4 módulos que compõem a formação “Literatura Infantil na Escola” com carga horária de 8h cada. Confira os outros módulos:

Módulo 1
Livros e leituras na educação infantil
De 7 a 28 de março, às quartas feiras, de 19 às 21h. 

Módulo 2
Era uma vez: a arte de ler e contar histórias
De 4 a 25 de abril, às quartas feiras, de 19 às 21h.

Módulo 4
Projetos de Leitura
De 6 a 27 de junho, às quartas feiras, de 19 às 21h.

fitas2

INSCRIÇÕES ABERTAS

Os recursos arrecadados através dos nossos cursos de formação são revertidos para as ações sociais do Instituto de Arte Tear. Compreenda melhor nossa sustentabilidade aqui

Valores e descontos:

1 Módulo: 200,00
A partir do segundo módulo (sujeito a formação de turmas), serão aplicados os seguintes descontos:
2 Módulos 180,00 cada
3 Módulos 165,00 cada
4 Módulos 150,00 cada

Desconto para grupos: Em inscrições para grupos a partir de 3 pessoas, todos recebem 10% de desconto, de acordo com o número de módulos.

Como se inscrever:

1 – Deposite o valor de um módulo (200 reais/180 por pessoa para grupos) na conta do “Tear Núcleo de Atividades Criativas”:

Banco Itaú – Ag: 0416 – Cc: 13919-4
CNPJ: 30.918.437/000170

2 – Envie um e-mail com o assunto “comprovante” a tear@institutotear.org.br, anexando o comprovante.

3- Preencha o formulário de inscrição: bit.ly/formLitInf

Caso vá participar de mais de um módulo, os descontos serão aplicados a partir do segundo.

Se preferir, você pode realizar sua inscrição diretamente na secretaria do Tear:

Rua Pereira Nunes, 138 – Tijuca
Tels: 3238-3690 / 2238-4927

Atenção
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. É possível se inscrever pessoalmente no primeiro dia do curso, caso haja vagas. Não é possível se inscrever após o início das atividades.

borda_VERMELHA

Para saber as datas das próximas edições dos cursos de formação no Tear, inscreva-se no BOLETIM, acompanhe nossa AGENDA e siga nossas redes sociais:

compartilhe face-01 instagram-portal-27