Oficina Música e Narrativa

Das 13h às 18h com Cristiano Gouveia.

musica e narrativa

Como experimentar a união entre som e história? Se olharmos para este encontro pelo ponto de vista do narrador, que compartilha histórias com o público, percebemos que os elementos presentes na construção musical podem ser grandes aliados para estas histórias que contamos.

A pesquisa sonora é um terreno vasto. Notas, pausas, vocalizes, instrumentos, pulso, ritmo, células rítmicas, melodias, harmonias, são palavras que estão presentes no universo musical, mas também são ferramentas para uma boa narrativa. Caminhar por ela requer certa atenção, mas também uma boa medida de diversão.

Unir Música e Narrativa é entender que narrar vai além de uma sucessão de palavras no tempo/espaço, que tocar vai além de um percutir de baqueta e pele.

Cantar vai além da reprodução de uma melodia. Tem sentido, pois é algo narrado, aberta ou veladamente, com alegria ou tristeza, com todas as cores e possibilidades que a história nos propõe dizer. E cabe a nós, narradores que somos, experimentar essas formas/conteúdos. Com toda a seriedade que a diversão nos permite.

Proposta da Oficina

Este curso tem como objetivo pesquisar nos elementos básicos da música (ritmo, canto, etc.), e das histórias, ferramentas que criem alternativas para o Narrador em sua atuação. O trabalho, que busca compartilhar as pesquisas sonoras feitas por Cristiano Gouveia, é dividido em três focos:

1) Criar referências: Ouvir músicas, histórias, peças radiofônicas, onde possamos discutir escolhas dos diversos autores, e entender caminhos possíveis.

2) Experimentos técnicos: exercícios de voz, canto, pulso, andamento, percussão corporal, percussão com objetos diversos, sejam instrumentos musicais (pandeiro,chocalho, etc), outros objetos (panela, talher, balde) ou trilha gravada.

3) O jogo entre música e Narrativa: como levar esse trabalho musical à narrativa. Quais os caminhos possíveis, como a história interfere na música e a música na história. Ritmo da fala, sonoridade da palavra, concepção de trilha para uma história oral.

Público Alvo: atores, músicos , narradores, professores e interessados em geral. Não é necessário ter experiência musical.

Oficina Música e Narrativa Cristiano Gouveia

Cristiano Gouveia

Cristiano Gouveia (Santo André, Brasil, 1980) é ator, músico, compositor e cantador de histórias. Possui vasta pesquisa dedicada à música inserida na linguagem teatral e na narrativa.

Durante pouco mais de 2 anos, atuou no programa infantil Quintal da Cultura (ganhador do APCA em 2014), veiculado na TV Cultura e TV Ra Tim Bum, onde interpretava o personagem Teobaldo. Também compôs trilha para quadros do programa.

É colaborador da Escola de Narração Oral Itinerante, projeto pioneiro em Portugal, de formação de narradores, sob direção da narradora Clara Haddad.

Ao longo de 6 anos (2005 – 2011) atuou, juntamente com Gustavo Kurlat, na coordenação da Pesquisa Musical da Escola Livre de Teatro de Santo André, escola de formação de atores conceituada internacionalmente.

É também diretor musical, com mais de 20 espetáculos no currículo, elaborados para palcos e ruas. Em sua trajetória criou um repertório pessoal de mais de 70 canções, destinadas ao público infantil e adulto.

Na Cia. Prosa dos Ventos, núcleo paulista de pesquisa de teatro e música pra crianças, recebeu prêmios na categoria “melhor trilha sonora” e “direção musical” em alguns festivais de teatro do país.

Em 2013, lançou seu álbum de estréia, Amor e Outros Brinquedos, no Sesc Ipiranga, em 2013. Fez temporada do show em Portugal em 2013 e 2014.

Em 2015, lançará seu primeiro livro/cd infantil, de nome Vermelho de Dar Dó, pela Editora Bolacha Maria.

Informações para inscrição

A  Oficina Música e Narrativa é uma produção do Cristiano Gouveia em parceria com o Tear.

Para custear esta ação, é preciso realizar um Investimento solidário que colaborará também, para manter as ações sociais do Instituto Tear.

O que é isto? O investimento solidário quer dizer que você estará co-financiando esta ação e, ao mesmo tempo, doando para sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.
Saiba mais sobre esta rede de apoio solidário AQUI.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidária de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as informações:

investimento solidário: R$ 250,00

Preencha a FICHA de inscrição produzida pelo Cristiano, nela constam todas as informações necessárias para garantir a sua vaga.

Aguardamos você!

Ajude-nos a divulgar o curso partilhando pelo botão à sua esquerda acima, ou copiando este link na sua rede social ou mail.
http://institutotear.org.br/4499