Projeto Pé de Livro

Pé de Livro é uma  instalação literária realizada mensalmente em espaços ao ar livre, onde são desenvolvidas práticas de mediação de leitura por um grupo de educadores/mediadores tearteiros. Sendo também, o próprio Pé de Livro, um mediador de leitura, fortalecendo os laços afetivos com a cidade e seus moradores.  Saiba mais

Pé de Livro

A iniciativa “PÉ DE LIVRO!” foi criada em 1988, a partir da ideia de uma criança de cinco anos, na época participante de um dos cursos da instituição, que durante uma atividade falou sobre o seu desejo de ver brotar livros, como frutas ou flores em uma “árvore de galhos bem baixinhos, que as crianças pudessem pegar”. Diante desta ideia, criou-se o primeiro “Pé de Livro” – uma instalação literária, na qual, em uma árvore de verdade, são pendurados barbantes nos galhos e neles amarrados livros, que quase alcançam o chão, como se fossem frutas.

Este primeiro “Pé de livro” foi inaugurado em uma “Festa da Rua/ Arte na Praça” – evento cultural comunitário realizado anualmente pelo TEAR, desde 1980- desde quando foi lançado o primeiro “Pé de Livro”, percebeu-se de imediato  impacto e encantamento da ideia. Verificou-se que pelo seu caráter inusitado e surpreendente, com livros pendurados como frutos, esteiras almofadas e colchonetes embaixo de seus galhos, o Pé de Livro se revelou local convidativo para o incentivo à leitura, de forma saborosa, atraente e “nutritiva”.

Sendo assim, desde sua primeira aparição, o “Pé de Livro” vem sendo muito difundido. Neste sentido, o Tear tem montado “Pés de Livros” em vários eventos culturais que promove e realiza. A instalação tornou-se uma marca das atividades tearteiras, que passou a ser utilizada e propagada como tecnologia de mediação de leitura em outros lugares e   instituições. Como por exemplo a Flipinha na  Festa Literária de Paraty, que desde 2003 vem promovendo uma alameda de pés de livros na sua programação.

Pé de Livro

Um cortejo de tearteiros brincantes anucia o convite para desfrutarmos dos pés de livro. Instalações literárias onde é possível descobrir narrativas, brincar com as palavras, conhecer personagens, e se deliciar com o  lúdicos e saborosos frutos da leitura.  Para tanto, são selecionados livros para as intervenções mensais.  Alguns livros são pendurados nas árvores e outros oferecidos em cestos como fruto-livro colhido, de acordo com o contexto ou o local da realização da intervenção.  Esse material sempre é selecionado a partir de critérios como qualidade do texto e das ilustrações, diversidade de autores e ilustradores, dimensões e formato dos livros, livros para leitores iniciantes e mais experientes e diversidade de gênero e estilo.

A mediação se dá através da leitura e contação de histórias, jogos e brincadeiras tradicionais, visita de autores, dentre outras.

Todas as ações das intervenções são gratuitas e abertas ao público – um convite à apropriação do espaço pela comunidade, garantindo a participação de todos por meio da criação, produção, e fruição de arte e cultura.

 

Apoie nosso projeto e colabore para a sustentabilidade do Tear .

Para maiores informações entre em contato ou faça uma visita ao Instituto de Arte Tear