Pontão de Cultura e Educação Tear

Arte/educação como Mediação Cultural e Social  

convite percurso formativo 2016Vem aí o Percurso Formativo de 2016

O Pontão de Cultura e Educação Tear, em seu programa de fortalecimento da ação dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, abre vagas para o 2o Percurso Formativo, ampliando o acesso para artistas, educadores e demais profissionais ligados a Ações Locais, Organizações sem fins lucrativos ou coletivos de arte e cultura em geral.

O Ciclo de encontros de Formação tem por objetivo o fortalecimento das práticas educativas em arte, entendidas como elemento fundamental de mediação cultural e social, e está baseado numa proposta de construção colaborativa de conhecimento.

Entre as atividades tem
– Encontros prático-reflexivos, envolvendo as diferentes linguagens da Arte;
– Saídas culturais pela cidade;
– troca de metodologias;
– mergulho no processo criativo de cada ação;
– produção coletiva de um encontro aberto ao público.

Quando será?
De março a julho de 2016, sempre aos sábados de 9h às 18h (seguindo o cronograma abaixo).

Datas:
2, 9 e 30 de Abril
14 e 21 de Maio
4 e 18 de Junho
2 de Julho
16 de julho – Encontro aberto ao público.

A Formação é gratuita e as vagas limitadas!
Máximo de dois participantes por instituição

Inscreva-se agora
ou fale conosco pelo tear@institutotear.org.br

folha1

o propósito do trabalho do Pontão é…

– contribuir com o fortalecimento e a consolidação das diversas práxis Arte-educativas dos agentes da Rede Carioca de Pontos de Cultura do Rio de Janeiro no seu papel de mediação cultural e social, a partir da implementação de uma tecnologia social dialógica de produção e partilha de conhecimentos acerca dessas práticas.

– potencializar o impacto das ações formativas e de produção simbólica de cada Ponto, da Rede como um todo, e das interações entre Pontos e Rede com/sobre a cidade, em um fazer de mediação cultural e social.

…e a ideia é fazer isso por meio da promoção de canais e processos de produção de saberes com, sobre e a partir da prática arte/educativa dos Pontos de Cultura da Cidade.
O do-in antropológico da cultura carioca fortalecendo e vizibilizando a ação arte/educativa e de mediação cultural de cada um dos postos da rede
trio mandala renda brincante

Veja o Mapa dos Pontos que compõem a Rede Carioca de Pontos de Cultura. Este mapa está dividido em 3 Rotas (Brasil, Valongo e Rebouças). Os Percursos Formativos dialogam diretamente com as trajetórias e territórios da cidade, a partir do entendimento de que a circulação e as condições objetivas da mobilidade urbana geram identidades e estéticas específicas dentro dela.

Para ver detalhes de cada Ponto de Cultura clique no ícone específico ou então amplie a tela (em [ ]) para ver o mapa todo em outra página.

Para saber mais sobre o projeto do Pontão de Cultura Educação, suas bases conceituais, estratégia de ação e estrutura, Veja está apresentação:

O Pontão de Cultura e Educação Tear abriu em 2015 espaço para uma reflexão coletiva entre Pontos de Cultura que desenvolvem seus trabalhos ao longo da Rota Brasil.  A troca vem acontecendo durante os encontros do chamado Percurso Formativo Vivencial (parte do plano de ação do Pontão de Cultura), cujo foco está nas práticas arte/educativas como mediação cultural e social.  O diálogo estabelecido a partir do saber e do fazer de cada Ponto de Cultura, promove possibilidades de deslocamentos de compreensões e percepções sobre a cidade.

Entenda mais sobre as Rotas e os Pontos que participaram do primeiro percurso Formativo em 2015 na matéria [link id=”5106″ text=”Nos fluxos da Rota Brasil” target=”_blank” target=”_blank”], do Astrolábio