Pontinho de Leitura

O Pontinho  tem como mote  promover o incentivo à leitura. Com a semeadura de Pés de Livro,  criamos uma rede de agentes culturais que incentivam práticas de mediação de leitura em espaços públicos. Confira!

Pé de Livro

Os cortejos e mutirões realizados nos eventos  Pés de Livro buscam despertar o desejo de  jovens e adultos a lerem livros e contarem histórias para as crianças. O Pontinho de Leitura do Tear leva para as ruas e praças essa intervenção, ampliando e incentivando a interação comunitária, o diálogo entre bibliotecas populares e leitores, e a divulgação do livro e da leitura.  Instalados temporariamente nas  diferentes regiões  da cidade do Rio de Janeiro e região, os pés de livro recorrem à rua  como espaço de partilha  leitores de diversas idades.

A Ação foi reconhecida e premiada pelo projeto Pontinho de Cultura instituído pelo Minc. Uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, que direciona-se a garatir  os direitos da criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Por essa via, formou-se uma rede de  Intercâmbios e trocas de conhecimento entre organizações do terceiro setor, poder público, escolas, professores e educadores em torno da mediação de leitura, com o propósito da difusão do pensamento e da reflexão crítica acerca da Cultura da Infância por meio das práticas de diferentes atores sociais.

Com um vasto histórico de engajamento em projetos e ações direcionadas à crianças e adolescentes e. a partir de uma releitura das  atividades já desenvolvidas no Tear, foi possível realizar uma agenda de atividades e incentivar a criação de redes de articuladores culturais interessados em trocar experiências e conhecimentos, que possibilitem valorizar e promover a divulgação do livro e da leitura  como medida pública para garantir a formação de futuros cidadãos na perspetiva do direito.

 

Venha fazer parte dessa rede, participando de nossas[link id=”1121″ text=” intervenções urbanas “]ou apoiando nosso [link id=”1137″ text=”projeto”]