Festa da Rua

Manifestação brasileira do povo-ritual que somos! Um gesto de encontro público, onde a rua ou praça é transformada em um espaço de fazer coletivo e cultural. 

Ocupação artístico-literária do espaço público da Cidade

Festa da Rua

A Festa da Rua é um evento público realizado anualmente desde 1980 pelo Tear, e destina-se à ocupação dos espaços públicos da cidade para o compartilhamento de fazeres e saberes de mestres, brincantes, artistas populares e a comunidade.  O evento reúne diversas oficinas nas várias linguagens da arte, Pés-de-Livro, jogos e brincadeiras, intervenções estéticas, saraus, música, performances, mostras fotográficas, de artes visuais e multimídia, e tudo aquilo que agregar afetos pela troca de experiências e pensamentos.

Esse encontro é parte da cultura tearteira e além de agregar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, mobiliza também artistas locais, escolas, Pontos de Cultura, grupos culturais, moradores e comerciantes local. Nessa ocupação, a participação política se efetiva na disseminação da cultura viva pulsante nas artérias da polis.
Pé de Livro

Uma metodologia específica, incluindo alamedas de Pé de Livro, se consagrou no evento “Arte na Praça”, festa literário/comunitária concebida e produzida pelo Tear entre 2004 e 2008, no contexto da FLIP (Festa Literária de Parati).

jornal

Festa Popular ArvoreSer
Quinta da Boa Vista (2013)

As Festas na rua, articulando oficinas nas diversas linguagens da arte, espaços e performances de mediação de leitura e apresentações de arte popular, com brincadeiras e rodas de danças populares, são uma tradição desenvolvida anualmente pelo Instituto de Arte Tear.

IMG_7776

festa da rua

passarinhos-06

Festa Popular ArvoreSer de Manoel de Barros Museu da República (2014)

1

Realizada nos jardins do Museu da República, exaltando a comunhão da poesia de Manuel de Barros com a natureza, a Festa consolidou a íntima ligação do Tear com a cultura popular brasileira e sua vocação de ocupação artística do espaço público.

festa da rua 2A festa contou com mais de 2500 pessoas participando de uma rica programação com oficinas, apresentações artísticas, performances e cortejos.

festa da rua b

Cerca de 300 pessoas envolvidas na sua realização, entre contadores de histórias, artistas plásticos, circenses, músicos, atores, arte educadores, grupos artísticos, além dos tearteiros

Festa Um Rio de Histórias
Quinta da Boa Vista (2015)

12274205_1095532890458485_7348417441475583671_n

No ano de 2015, com a temática Um Rio de Histórias, o Rio de Janeiro foi contado, cantado e celebrado na Quinta da Boa Vista (próximo a saída do metrô/trem São Cristóvão) através de diversas manifestações artísticas, intervenções estéticas, performances e exposição de fotografias, que acontecerão simultaneamente.

Acompanhe nossa AGENDA e siga as redes sociais do Tear para ficar por dentro das datas e mais detalhes da próxima Festa da Rua!

www.facebook.com/institutotear

www.instagram.com/institutotear

Para mais informações, entre em contato com a secretaria do Tear ou faça-nos uma visita:

Instituto de Arte Tear

Rua Pereira Nunes, 138 – Tijuca
Tel: 2238-4927 / 3238-3690
Funcionamento da secretaria: 9h às 18h