InventaRio

Evento gratuito com Rodas de Trocas de Saberes, Oficinas e Cortejo no Museu da República e Aterro do Flamengo.

Ocupação CIRANDA URBANA no Leão Etíope do Méier

Troca de Saberes com Mestres da Cultura Popular

O evento Ciranda Urbana é uma ocupação artístico-cultural com troca de fazeres e saberes com mestras e mestres da cultura popular.

Dia 11 de maio vamos ocupar a Praça Agripino Grieco, em parceria com o Leão Etíope do Méier, e com a presença de representantes das manifestações cariocas da Cultura Popular.

A programação será totalmente gratuita.

Mediada por Luiz Antônio Simas, teremos uma Roda de Saberes com a participação do grupo Bate-Bolas Turma Bem Feito, do Jongo do AfroLaje e da Escola de Samba Lins Imperial. Teremos a oportunidade de conhecer as trajetórias dos grupos e assistir a um intercâmbio de vivências.

Seremos presenteados com as apresentações desses três grupos participantes. Então se preparem porque vamos ver, vivenciar, brincar e dançar com bate-bolas, jongo e samba nesse terreiro do Méier!

Ainda teremos oficinas de artes afro-brasileiras com os arte-educadores do Tear e participantes dos percursos formativos do projeto de Arte/Educação como Mediação Cultural do Instituto de Arte Tear.

Esse evento compõe as ações desse projeto, que teve início em 2015, quando o Tear foi reconhecido como Pontão de Cultura e Educação, pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, junto ao extinto Ministério da Cultura.

O Pontão Tear de Cultura e Educação realizou formações, encontros e eventos que ocorreram ao longo desse tempo. O projeto foi uma grande articulação de saberes que vivenciamos em todas as rotas que percorremos pela cidade, em especial com os diversos Pontos da Rede Carioca de Pontos de Cultura – e é o que acontece em toda a Rede Cultura Viva, que segue viva!

Ciranda Urbana é uma ocupação de resistência e celebração da Brasilidade e diversidade cultural das Cirandas e Cirandeiros que movem e dão alma à vida urbana.

Sigamos!

Programação

11 de maio de 2019, na Praça Agripino Grieco, perto do Leão Etíope do Méier

16h: Abertura com bloco TUPIFE e OFICINAS de artes com os Arte-Educadores do Tear
17h: Roda  de Saberes dos Mestres Contemporâneos | Mediação: Luiz Antônio Simas
19h: Encerramento com APRESENTAÇÕES

—-

Ciranda Urbana é uma ocupação de resistência e de celebração da brasilidade e da diversidade cultural das cirandas e cirandeiros que movem e dão alma à vida urbana.

Divulgue, participe, ocupe com a gente!

Mostra Tearteira

Evento que celebra a produção artística da comunidade tearteira, nessa ciranda criativa dançam pais, alunos, mestres tearteiros e quem mais quiser participar da roda. Saiba mais

Arraiá do Tear

A festa julina tearteira é temperada pelas tradicionais comidas, brincadeiras e danças presente nos arraiais brasileiros. Viva São João e toda beleza de nossa cultura!  Venha fazer parte desse encontro!

Cine Tribo

Esse é o nosso cinema tearteiro. Um encontro feito para inspirar ideias e debates especialmente entre os jovens produtores culturais que participam do Tribo Arte. Confira

Botequim da Mãe

Originalmente, Botequim era, ao mesmo tempo, armazém, farmácia e local de encontro de familiares e amigos. Como espaço de socialização, entretenimento e acolhida, criamos o Botequim da Mãe com o mesmo propósito. Um momento de confraternização e homenagem a quem cuida e acolhe. Saiba mais