Tear de Histórias – Um Rio de Histórias

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, o Tear apresenta um cardápio especial para o programa A Escola Vai ao Tear. Conheça o Projeto

Um Rio de Histórias

Partindo de uma sensibilidade através de imagens, sons e canções do Rio de Janeiro, os estudantes constroem mapas afetivos das vivências de cada um, despertando a criatividade, a curiosidade e o encantamento pela nossa cidade, revelada pelos diversos atores brasileiros.

Oficinas Oferecidas:

Tear de Histórias: África é aqui. Rio Capital do Império, Rio de Machado, Rio de Janeiro, terra de portugueses ou franceses?
Circulo da Terra: Rio Natureza

Outro pressuposto importante do trabalho do TEAR é que a construção das identidades sociais só se realiza na relação e convivência com o outro. Neste sentido, no Tear de Histórias são cotidianamente valorizadas as situações de convivência entre todos, fortalecendo o sentido da participação individual e coletiva. Os alunos são mobilizados a pensar em torno dos objetivos comuns do coletivo. A cultura de confiança, cuidado e companheirismo exercida no dia a dia (e que precisa ser sempre alimentada por ações e reflexões), promove e fortalece o sentimento de pertencimento, e os valores de autonomia, solidariedade, cooperação e respeito às diferenças, imprescindíveis à participação social.