AI

Programa Ciranda Brasileira

Principal programa do Instituto Tear. Oferece a crianças, adolescentes e jovens um aprendizado lúdico e transdisciplinar. Suas oficinas denotam inovadoras práticas educacionais e buscam tecer a sensibilidade, a percepção, a expressão criadora e a imaginação a partir de experiências estéticas, ecológicas e culturais. Acesse aqui

 Ciranda Brasileira

A cultura da confiança, o cuidado e o companheirismo exercidos no dia a dia, precisam ser sempre alimentados por ações e reflexões. São eles que promovem e fortalecem o sentimento de pertencimento, e os valores de autonomia, solidariedade, cooperação e respeito às diferenças, imprescindíveis à participação social.  A abordagem metodológica de Artes Integradas, consolidada pelo Tear há mais de trinta anos, se soma à reflexão sobre a Cultura da Infância e a Educação Integrada, articulando a escola, alunos e famílias em torno de ações educativas no turno e contra turno escolar.

Comprometido com a democratização e inclusão, o programa já contemplou mais de 8 mil alunos de escolas públicas e particulares, em seus doze anos de existência. Nessa trajetória o Tear estreitou a sua relação com crianças, jovens e adultos atuantes dos espaços educacionais, promovendo atividades dentro e fora do espaço físico do instituto. Além de seu quintal, horta, minhocário, biblioteca e de suas salas repletas de referências culturais, o Tear pensa as relações sociais, o meio ambiente  e a educação como tessituras complementares.

No Ciranda Brasileira, a literatura, teatro, dança, música, artes-visuais e audiovisual são desenvolvidas de forma lúdica, dialógica e interdisciplinar através da abordagem filosófico metodológica das Artes Integradas. Nesse panorama, o conhecimento da arte se dá pela experiência estética, envolvendo significados emocionais, simbólicos e compreensão cultural.

 faixa pra cima


Objetivos do programa

 

  • Promover o ensino, o fazer artístico e a fruição das várias linguagens da arte;
  • Favorecer a mediação cultural de crianças, adolescentes e seus familiares aos patrimônios materiais e imateriais;
  • Fomentar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes;
  • Promover valores, conhecimentos e práticas de arte educação/ambiental Implantar e implementar no Tear práticas bioculturais com vistas à sua replicação em outras escolas e comunidades.

faixa pra baixo

O programa tem dois eixos de ação

Formação Artístico-Cultural
no Contra Turno Escolar

A escola Vai ao Tear
no Turno Escolar 

faixa pra baixo

CURSO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL
no Contra Turno Escolar

 

Na perspetiva de Educação Integrada, complementar à escola formal, são oferecidos cursos em diversas linguagens da Arte com transversalidade na cultura popular brasileira.

ARTES INTEGRADAS
para crianças e adolescentes de 05 a 13 anos de idade

Cursos regulares que visam colocar a criança frente à sua natureza brincante, fabulante e multipoética. Uma convocatória à criação de narrativas e releituras de mundo. Por esse prisma, as práticas propostas passam entre, além e através dos campos de conhecimento e buscam estimular a percepção dos sentidos sensíveis e físicos, suas formas simbólicas, bem como a expressão artística como vias de consciência estética e ambiental.

TRIBO ARTE
para adolescentes e jovens a partir de 14 anos

Cursos regulares de formação e produção artístico cultural de qualidade estética, destinados às práticas integradas em: Artes Plásticas; Artes do corpo (como Teatro, Dança e Performance); Música e experimentação sonora. Na Tribo Arte o planejamento de projetos prevê a efetivação de uma manifestação artística, em que o processo de aprendizado se efetiva e se desenvolve pelas referências culturais dos próprios educandos. Assim, os jovens aprimoram, elaboram e experimentam as diferentes linguagens da Arte em práticas realizadas no ambiente participativo e coletivo das oficinas.

As oficinas do Ciranda Brasileira são oferecidas ao longo do ano, as turmas tem vagas limitadas mas recebem inscrições durante todo o período de vigência.

faixa pra cima

A ESCOLA VAI AO TEAR
No Turno Escolar

Escolas trazem estudantes para oficinas lúdicas e criativas na casa/quintal do Tear. A partir de experiências artísticas, as crianças vivenciam diversos temas e conteúdos escolares nas áreas de Ciências da Natureza e Literatura.

CÍRCULO DA TERRA
projeto de Arte/Educação Ambiental

O cardápio de ateliês temáticos do Círculo da Terra oferece experiências estéticas em diálogo com conteúdo da área das Ciências da Terra. Como pesquisadores da Natureza, alunas e alunos são convidados a despertar o espírito investigativo. Através de diálogos estético sensoriais, o propósito da busca é tecer sentidos na construção do conhecimento que emerge entre o mundo de fenômenos e o mundo das representações simbólicas, entre ciências da natureza e Artes.

Ateliês  oferecidas: Seres do Quintal, Germinação, Água, Solo, Árvore, Diversidade.

TEAR DE HISTÓRIAS
projeto de mediação de leitura através das várias linguagens da arte

As experiências propostas no Tear de Histórias dialogam com   temas que perpassam a cultura escolar, e são eles que guiam cada vivência desenvolvida na sede do Tear ou na própria escola . Nessa imersão, articuladas às mais diversas linguagens artísticas, atividades lúdicas (como rodas de leitura, pé de livro, leituras compartilhadas e contação de histórias) buscam despertar a criatividade, a curiosidade e o encantamento que os livros proporcionam.
Oficinas Oferecidas: Monteirices de Lobato, Histórias Indígenas, Cultura Popular, Baú das Histórias com ênfase na Cultura Afro-Brasileira.

Essas vivências são previamente agendadas pelas escolas interessadas.

AS oficinas destinam-se a estudantes de escolas públicas e particulares da Educação Infantil ao 5˚ ano do Ensino Fundamental.