O Pontinho tem como mote promover o incentivo à leitura. Com a semeadura de Pés de Livro, criamos uma rede de agentes culturais que incentivam práticas de mediação de leitura em espaços públicos. Confira!
Os cortejos e mutirões realizados nos eventos Pés de Livro buscam despertar o desejo de jovens e adultos a lerem livros e contarem histórias para as crianças. O Pontinho de Leitura do Tear leva para as ruas e praças essa intervenção, ampliando e incentivando a interação comunitária, o diálogo entre bibliotecas populares e leitores, e a divulgação do livro e da leitura. Instalados temporariamente nas diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro e região, os pés de livro recorrem à rua como espaço de partilha leitores de diversas idades.
A Ação foi reconhecida e premiada pelo projeto Pontinho de Cultura instituído pelo Minc. Uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, que direciona-se a garatir os direitos da criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por essa via, formou-se uma rede de Intercâmbios e trocas de conhecimento entre organizações do terceiro setor, poder público, escolas, professores e educadores em torno da mediação de leitura, com o propósito da difusão do pensamento e da reflexão crítica acerca da Cultura da Infância por meio das práticas de diferentes atores sociais.
Com um vasto histórico de engajamento em projetos e ações direcionadas à crianças e adolescentes e. a partir de uma releitura das atividades já desenvolvidas no Tear, foi possível realizar uma agenda de atividades e incentivar a criação de redes de articuladores culturais interessados em trocar experiências e conhecimentos, que possibilitem valorizar e promover a divulgação do livro e da leitura como medida pública para garantir a formação de futuros cidadãos na perspetiva do direito.
Venha fazer parte dessa rede, participando de nossas[link id=”1121″ text=” intervenções urbanas “]ou apoiando nosso [link id=”1137″ text=”projeto”]