Principal programa do Instituto Tear. Oferece a crianças, adolescentes e jovens aprendizado lúdico e transdisciplinar. Suas oficinas denotam inovadoras práticas educacionais e buscam tecer a sensibilidade, a percepção, a expressão criadora e a imaginação a partir de experiências estéticas, ecológicas e culturais.
#ApoieoTear para que este projeto tenha continuidade
Desde março de 2019, pela primeira vez em 17 anos ininterruptos de realização do Ciranda Brasileira, o Tear está realizando as atividades deste projeto social sem nenhum financiamento externo. Por isso lançamos uma campanha de Financiamento Coletivo.
Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha
e saber como apoiar o Tear
— saiba mais sobre as tumas veja aqui como participar —–
A abordagem metodológica Artes Integradas, consolidada pelo Tear há mais de 30 anos, se soma a reflexões sobre a Cultura da Infância e a Educação Integrada, articulando crianças, jovens, famílias e escolas em ações educativas no turno e contraturno escolar.
Histórico e impacto
Comprometido com a democratização e inclusão, o programa já contemplou mais de 5 mil alunos de escolas públicas, em seus doze anos de existência.
Nessa trajetória o Tear estreitou a sua relação com crianças, jovens e adultos atuantes dos espaços educacionais, promovendo atividades dentro e fora do espaço físico do instituto. Além de seu quintal, horta, minhocário, biblioteca e de suas salas repletas de referências culturais, o Tear pensa as relações sociais, o meio ambiente e a educação como tessituras complementares.
A cultura da confiança, o cuidado e o companheirismo exercidos no dia a dia, precisam ser sempre alimentados por ações e reflexões. São eles que promovem e fortalecem o sentimento de pertencimento, e os valores de autonomia, solidariedade, cooperação e respeito às diferenças, imprescindíveis à participação social.
No Ciranda Brasileira, a literatura, teatro, dança, música, artes-visuais e audiovisual são desenvolvidas de forma lúdica, dialógica e interdisciplinar através da abordagem filosófico metodológica das Artes Integradas. Nesse panorama, o conhecimento da arte se dá pela experiência estética, envolvendo significados emocionais, simbólicos e compreensão cultural.
Objetivos do programa
- Promover o ensino, o fazer artístico e a fruição das várias linguagens da arte;
- Favorecer a mediação cultural de crianças, adolescentes e seus familiares aos patrimônios materiais e imateriais
- Fomentar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes;
- Promover valores, conhecimentos e práticas de arte educação/ambiental Implantar e implementar no Tear práticas bioculturais com vistas à sua replicação em outras escolas e comunidades.
SAIBA AQUI COMO PARTICIPAR
Na perspetiva de Educação Integrada, complementar à escola formal, são oferecidos cursos em diversas linguagens da Arte com transversalidade na cultura popular brasileira. A participação é gratuita para crianças e jovens de famílias com renda familiar de até 3 salários mínimos, que estejam frequentando a escola.
As oficinas do Ciranda Brasileira são oferecidas ao longo do ano, as turmas tem vagas limitadas mas recebem inscrições durante todo o ano letivo.
AI: Crianças de 5 a 10 anos
AI Manhã: terças e quintas de 9h às 11h
AI Tarde: terças e quintas de 14h às 16h
Aizão: Crianças de 10 a 13 anos
Inscrições: o responsável deverá participar de uma entrevista, mediante agendamento pelo telefone: 3238-3690 / 2238-4927.
TRIBO ARTE
Adolescentes e jovens a partir de 14 anos
segundas e quartas das 14h às 17h30
Inscrições: Os jovens interessados podem vir no horário das atividades e fazer uma aula experimental. A entrevista com o responsável será agendada posteriormente.