Situando a perspectiva crítica na Educação Ambiental 

_IMG_8154


#ApoieoTear para que possamos completar
40 anos em 2020 com nossas ações em plenitude

Desde março de 2019, pela primeira vez o Tear está realizando as atividades do programa Ciranda Brasileira sem nenhum financiamento externo. Por isso, lançamos uma campanha de Financiamento Coletivo.

Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha e saber como apoiar o Tear


Por Carlos Frederico B. Loureiro

O que a perspectiva crítica trouxe de contribuição aos processos educativos ambientais? O que ela representa para educadores-educandos na atividade escolar? Como tem sido trabalhada nas escolas? Estas são algumas dentre muitas questões que podemos colocar para pensar uma tendência que cresceu consideravelmente nas duas últimas décadas.

Ao olharmos rapidamente para a história da Educação Ambiental, observamos que esta vem sendo adjetivada de várias formas. Isto se explica. O campo foi formado por diversas visões de mundo em diálogo e disputa e nossa identidade se definiu mais em cima da negação ao estilo de vida urbano-industrial e aos valores culturais individualistas e consumistas do que em cima de pontos comuns na proposição de alternativas. Com isso, para não cairmos em uma visão homogeneizadora ou simplificada, acabamos por sentir a necessidade de explicitar as diferentes abordagens configuradas no modo de se fazer tal refutação e construir outros caminhos. Bem ou mal, por vezes complicando mais do que facilitando, falar simplesmente: “Educação Ambiental” pode não ser suficiente para se entender o que se pretende com a prática educativa ambiental.

folha1
Concretamente, a Educação Ambiental Crítica se insere no mesmo “bloco” ou é vista como sinônimo de outras denominações que aparecem com freqüência em textos e discursos (transformadora, popular, emancipatória e dialógica), estando muito próxima também de certas abordagens da denominada ecopedagogia. A sua “marca” principal está em afirmar que, por ser uma prática social como tudo aquilo que se refere à criação humana na história, a Educação Ambiental necessita vincular os processos ecológicos aos sociais na leitura de mundo, na forma de intervir na realidade e de existir na natureza. Reconhece, portanto, que nos  relacionamos  na  natureza  por  mediações  que  são  sociais,  ou  seja,  por  meio  de dimensões que criamos na própria dinâmica de nossa espécie e que nos formam ao longo da vida (cultura, educação, classe social, instituições, família, gênero, etnia, nacionalidade etc).

Somos sínteses singulares de relações, unidade complexa que envolve estrutura biológica, criação simbólica e ação transformadora da natureza.

Com a perspectiva crítica entendemos que não há leis atemporais, verdades absolutas, conceitos sem história, educação fora da sociedade, mas relações em movimento no tempo- espaço e características peculiares a cada formação social que devem ser permanentemente questionadas   e  superadas   para  que   se  construa   uma   nova  sociedade   vista  como “sustentável”.

A compreensão e aceitação de tais premissas conduz os educadores ambientais para além de uma forte tendência, muito comum até os anos de 1980 e que ainda se faz presente em discursos  de  empresas  e  de  grandes  veículos  de  comunicação  de  massa:  a  de  que  à Educação Ambiental caberia exclusivamente o ensino de conteúdos e conhecimentos biológicos, destacadamente os de cunho ecológico, a transmissão de condutas “ecologicamente corretas” e a sensibilização individual para a beleza da natureza, levando- nos a mudar de comportamento. Esta, que aparentemente se mostra uma posição interessante, ignora os intrincados processos de aprendizagem e a necessidade social de se mudar atitudes, habilidades e valores e não apenas comportamentos. Acaba, assim, por não associar as condições históricas à nossa ação individual em sociedade e deixa de problematizar o fato de que nem sempre é possível fazer aquilo que queremos fazer, tendo ou não consciência das implicações disto. A Educação Ambiental Crítica, portanto, rompe com tal tendência, pois esta é, em última instância, reprodutivista das relações de poder existentes – algo muito agradável a setores que querem que “tudo mude para permanecer como está”, desde que os riscos de colapso ecossistêmico e degradação das condições de vida no planeta sejam minimizados ou “empurrados para frente”.

Distingue-se também de algumas abordagens recentes que procuram incorporar objetivos educacionais para além da transmissão de conteúdos e da sensibilização, admitindo os limites  da tendência  anteriormente  citada,  mas que acabam por cair  em outro tipo de reducionismo: interpretar os processos sociais unicamente a partir de conteúdos específicos da  ecologia,  biologizando  o  que  é  histórico-social.  A  conseqüência  é  uma  visão funcionalista   de   sociedade,   estabelecendo   analogias   generalizantes   entre   sistemas complexos e auto-regulados distintos e ignorando a função social da atividade educativa numa sociedade economicamente desigual e repleta de preconceitos culturais.

Com isso, o elementar torna-se secundário. Em nossa prática, para a perspectiva crítica, é preciso admitir que um ato educativo carrega a relação entre o que se quer e o que se faz em  uma  escola  e  o  que  a  sociedade  impõe  na  forma  de  expectativas  e  exigências  à instituição e às pessoas, pólos estes apinhados de tensionamentos. Para a Educação Ambiental Crítica, conseqüentemente, a prática escolar exige o conhecimento da posição ocupada por educandos na estrutura econômica, da dinâmica da instituição escolar e suas “regras” e da especificidade cultural do grupo social com o qual se trabalha.

Círculo da Terra

Todavia, aqui cabe lembrar que se a Educação Ambiental Crítica não comporta separações entre  cultura-natureza,  fazendo  a  crítica  ao  padrão  de  sociedade  vigente,  ao  modus operandis da educação formal, à ciência e à filosofia dominante, a mesma deve ser efetivamente  autocrítica.  Crítica  sem autocrítica  é problematizar  o movimento  da vida querendo  ficar  de  fora,  sem  “colocar  a  mão  na  massa”,  algo  inaceitável  para  uma perspectiva  na qual não  pode  haver  oposição  entre  teoria  e  prática.  Assim,  não  basta apontar os limites e contradições existentes e fazer denúncias. É preciso assumir com tranqüilidade que vivemos em sociedade e que, portanto, mesmo quando buscamos ir além da  realidade  na  qual  estamos  imersos,  acabamos  muitas  vezes  repetindo  aquilo  que queremos superar. Os dilemas que vivenciamos não são um “mal em si”. O complicado é se colocar acima de tudo e de todos! Admitir erros, incertezas, inquietações e dificuldades é inerente ao processo de transformação da realidade e constituição dos sujeitos, sendo indispensável  para  refletirmos  sobre  o  que  fazemos,  o  que  buscamos  e  quais  são  os caminhos que estamos trilhando.

Posto nestes termos, a Educação Ambiental Crítica é bastante complexa em seu entendimento de natureza, sociedade, ser humano e educação, exigindo amplo trânsito entre ciências (sociais ou naturais) e filosofia, dialogando e construindo “pontes” e saberes transdisciplinares. Implica  igualmente no estabelecimento  de movimento  para agirmos- pensarmos  sobre  elementos  micro  (currículo,  conteúdos,  atividades  extracurriculares, relação escola-comunidade, projeto político pedagógico etc.) e sobre aspectos macro (política educacional, política de formação de professores, relação educação-trabalho- mercado, diretrizes curriculares etc.), vinculando-os.

Mas o que é complexo e aparece como sendo muito complicado não está distante da prática cotidiana  da  comunidade  escolar.  Pelo  contrário,  uma  vez  que  as  dificuldades e possibilidades indicadas são concretas na sociedade contemporânea, cotidianamente vivenciadas pela comunidade escolar. Portanto, os desafios postos precisam ser assumidos e enfrentados pela Educação Ambiental e não ignorados para justificar respostas simples e a adoção de modelos de fácil aplicação (a famosa “receita de bolo”), que aliviam angústias, mas pouco ajudam ao processo educativo e à superação das condições de degradação da vida e de destruição planetária.

Por sinal, é fácil observar que educadores e educandos, ao participarem da consolidação de ações afinadas com uma abordagem crítica da Educação Ambiental se sentem à vontade e motivados com tal perspectiva.

Isto se explica, pois, ao trazermos a Educação Ambiental para a realidade concreta, para o dia-a-dia, evitamos que esta se torne um agregado a mais, idealmente concebido, nas sobrecarregadas rotinas de trabalho. Evitamos também que esta fique no plano do discurso vazio de “salvação pela educação” ou da normatização de comportamentos “ecologicamente corretos”.

folha4

Com isto, torna-se um componente inerente ao fazer pedagógico e uma perspectiva do mesmo, potencializando o movimento em busca de novas relações sociais na natureza. Diríamos mais, ao perceberem tal processo, muitos educadores que antes tinham resistência à “questão ambiental”, por a entenderem como uma discussão descolada das condições objetivas de vida, acabam incorporando a Educação Ambiental e “vestindo a camisa”.

Os efeitos deste movimento crítico na Educação Ambiental são bastante visíveis. Há uma ampliação na compreensão do mundo e o repensar das relações eu-eu, eu-outro, eu-nós no mundo. Temas anteriormente tratados como meio para a preservação ou respeito à natureza (elementos importantes mas insuficientes ao reforçarem a dicotomia cultura-natureza), são problematizados em várias dimensões (cultural, econômica, política, legal, histórica, geográfica, estética etc.). Projetos que ficavam como um “apêndice”, são concebidos e planejados em diálogo com a estrutura pedagógica de cada escola. Ações que ignoravam secretarias de educação e a autonomia escolar, reconhecem que é preciso dialogar com o “mundo da educação” e intervir nas políticas públicas para que práticas viáveis sejam democratizadas. E o principal: a perspectiva ambiental passa a fazer parte ativa dos projetos político-pedagógicos (PPP), permeando a instituição escola em seu pulsar.

Link dessa página: http://institutotear.org.br/5618