Oficina com Gislayne Matos
Dias 22 e 23 de fevereiro, de 18h às 22h.
1° Dia: O CONTADOR ARTESÃO
A modalidade de comunicação própria a esta linguagem artística é a oralidade, em cujo âmago está a intenção de comunicar.
Portanto, “o contador artesão” propõe trabalharmos, sobre a comunicação oral e os recursos estéticos que podem torná-la prazerosa o bastante para implicar e envolver o ouvinte.
Voz e gestos são responsáveis pela transmissão da mensagem. A gestualidade deve ser uma extensão da palavra falada.
Objetivos:
✓ Aprimorar a comunicação oral conhecendo os diferentes tipos de discursos: de terra, fogo, ar e água
✓ Ampliar a consciência corporal da expressão de sentimentos.
2° Dia: O CONTADOR POETA
A “palavra” encanta quando nela há “presença”, quando é genuína, pois construída com a própria experiência, essa matéria prima única com a qual se tecem as histórias.
O eco ao contrário é a reprodução do discurso alheio, resultado da falta de conexão com as próprias experiências, como geradoras da “presença”.
O “contador poeta” desafioa a se construir um discurso genuíno, capaz de encantar pela força de sua autenticidade.
Objetivos:
✓ Utilizar-se da memória sensorial, reminiscências, símbolos, histórias vividas e ouvidas, reflexões filosóficas, aprendizagens advindas da relação com o outro, elementos subjeti- vos, enfim, tudo aquilo que resulta da experiência pessoal, para dar forma ao texto que se cria.
Participantes: O workshop não se destina, apenas aos contadores de histórias, mas a todos que tem na palavra oral uma importante ferramenta de trabalho, como profes- sores, lideres, terapeutas, etc.
Gislayne Matos : Mestra em Educação pela UFMG. Contadora de Histórias. Idealizadora dos projetos:Convivendo com Arte e Noite de Contos. Formadora de novos contadores. Autora dos livros: A palavra do contador de histórias e O ofício do contador de histórias em co-autoria com Inno Sorsy, ambos editados pela Martins Fontes, entre outros.
http://www.gislaynematos.com.br/gislaynematos.html
INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA INSCRIÇÃO
Para participar do curso é preciso fazer um investimento solidário. Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajudando a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.
Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidária de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:
O valor do investimento solidário é de R$250,00.
A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito ou transferência bancária e diretamente na secretaria do Tear). Veja como:
(1) realizando um depósito na conta:
(1.a) Deposite ou trasnfira para a conta do Instituto de Arte Tear
CNPJ: 005.435.475/0001-24
Banco Itaú
Ag: 5631
Cc: 28867-6
(1.b) Assim que concluir, envie um mail a tear@institutotear.org.br anexando copia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.
IMPORTANTE: se utilizar um Banco on-line certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco, para assim podermos responder com as orientações para completar a inscrição.
(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca. Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 10 às 17 horas.
Todas as formas de inscrição receberão recibo legal de doação.
Já para obter o certificado de participação, será necessária presença de, no mínimo, 70% da carga horária.
Não perca os próximos cursos e eventos do Tear, cadastre-se no Boletim de notícias do Astrolábio (sempre no canto direito de qualquer matéria publicada)
ou Siga nossa página no Facebook.
endereço desta página: https://institutotear.org.br/5883