A amplitude da infância

Pai registra o cotidiano dos seus 6 filhos criados com a liberdade de brincar na natureza

pai_filhos_interna

Via Hypeness

Quem tem mais de um irmão e cresceu muito próximo a quintais, chão de terra e árvores vai se identificar com essa experiência. E quem não cresceu nessa mesma realidade vai se identificar pela universalidade dos valores transmitidos nas fotos de Alain Laboile.pai_filhos15

Ele começou por acaso no universo da fotografia, comprando uma máquina por necessidade de registrar suas esculturas. Com o tempo, seu olhar foi se voltando à sua prole: com 6 filhos, ele partiu  então numa jornada da sua vida familiar, onde a intemporalidade e universalidade da infância se encontram. São pedaços de vida que transcendem a realidade.

pai_filhos2

Laboile diz que sua onipresença com a câmera o fez invisível, e aprendeu a se antecipar aos gestos das crianças, às brincadeiras, aos jatos de água – no máximo, ele apenas tem de dar indicações como “faz isso de novo pra eu ver”.

pai_filhos14

pai_filhos13

As crianças mostram um desprendimento e uma inocência encantadora, interagindo com a natureza, fazendo travessuras, e vivendo de forma orgânica, numa cidade afastada das metrópoles, sem televisão (mas ainda assim conectados ao mundo pela internet) e tornando a produção fotográfica de Laboile um meio de comunicação, levando a um questionamento sobre a liberdade, a nudez, o ser e o ter.

Fonte: Hypeness
todas as fotos © Alain Laboile