com Marcela Carvalho
De 9h às 17h
O objetivo de nosso encontro deste sábado dia 05/11 será reconhecer o percurso narrativo da arte tradicional que é o BORDADO.
Começando pelo desenho, vamos reparar como uma imagem se torna RISCO. Passando do risco para o pano vamos reparar como cada ponto de bordado conserva um conto, uma narrativa de tradição oral que vem sendo contada há muitos e muitos anos.
Com o pano preenchido da imagem de pontos escolhidos e tecidos vamos reconhecer o AVESSO e os seus mistérios.
Para cada etapa uma história, para o todo completo uma paninho cheio de memória!
Número de alunos: 10 a 20 por turma.
Marcela Fernandes de Carvalho
Nascida no Rio de janeiro em 1984, formada em Design e mestre em Literatura pela PUC-Rio. Pesquisa os tecidos e as narrativas como experiência de atualização e aprendizagem na infância. Como contadora de história foi responsável pela sala de leitura da escola Espaço Educação (2007 a 2010), e biblioteca do CEAT (2014/2015). Desenvolveu o Clube de Costura – ateliê de costuras e histórias no CEAT e em outros espaços. Foi contemplada ao prêmio da FUNARTE – Interações Estéticas Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010 – desenvolvido em parceria com o Instituto Tear, então Ponto de Cultura. Desde 2014, ministra o curso de extensão Do tecer ao texto e vice-versa pelo II Ler e o CCE PUC-rio. Como ilustradora tem três livros publicados, sendo um deles a canção “a linha e o linho” de Gilberto Gil.
Lista de Material
Os participantes deverão trazer:
– Linha: linha ANCHOR novelo para bordado, numero 8 = 7 cores do arco-iris, 1 branco, 1 preto, e 1 marrom. Total de 10 novelos para começar;
São bem vindas: meadas, linhas matizadas, linhas mais grossas para tecidos abertos e linhas finas para tecidos mais fechados. A anchor é a melhor marca nacional, não mancha ao lavar, mas todas as outras camilas e Cléias são bem vindas;
– Agulha: marca corrente n-3 e n-6. A número 8 será bem vinda para aqueles que forem bordar tecidos muito finos como seda, tricolines, etc.;
– Tesoura: com ponta para tecido pode ser da pequena. São bem vindas “tesourinha de unha” e “abridor de casa/ ou desmanchador”;
– Tecido: Lona de algodão leve branca ou (cor a escolher), tecido para pano de prato, linho, brim ou sarja leve. Cambraia de linho ou de algodão. Escolhemos tecidos planos de algodão ou fibras naturais, não sintéticos e de preferencia sem elastano. + retalhos variados, botões, galões, fitas, entremeios e bordado inglês;
– Lápis: macio 2b e 6b, giz e/ou caneta para risco de bordado, lápis de cor e/ou pastel;
– Papel: Papel vegetal, papel carbono, papel canson, etc.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA INSCRIÇÃO
Para a realização do Curso propomos um co-financiamento solidário. Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.
Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidaria de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:
O valor solidário é de R$ 160,00
A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito/transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear). Veja como:
(1) realizando o depósito na conta
Instituto de Arte Tear
CNPJ: 005.435.475/0001-24
Banco Itaú
Ag: 5631
Cc: 28867-6
Assim que concluir, envie um mail a contato@institutotear.org.br anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.
IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco. Deste modo poderemos responder com as orientações para completar a inscrição.
(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 10 às 17 horas.
(*) Todas as formas de inscrição receberão recibo legal de doação.
Atenção
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.