Oficina a Arte de Contar Histórias, com a performer africana Inno Sorsy, professora, consultora na arte de contar histórias, e especialista em técnica vocal.
A Arte de Contar Histórias:
Quando se permite que uma cultura morra ou seja esquecida, o que resta é uma sociedade brutalizada. Em um mundo conturbado, como as histórias ajudam a manter a cultura de uma comunidade? Qual é a função do contador de histórias? Qual é o ofício que o contador de histórias deve desenvolver para garantir que as histórias fiquem na memória, e continuem fazendo o seu trabalho?
Depois de muitos anos em que se tem observado o crescimento da arte de contar histórias em muitos países, sabemos agora que certas histórias trazem consigo a chave para a abertura do potencial humano. O contador de histórias é apenas um canal para esse trabalho.
A arte de contar histórias é uma arte visual e auditiva: com isto, o contador de histórias deve aprender a observar e escutar a história que conta, e descrever tão bem quanto lhe seja possível o que a história revela.
A habilidade do contador de histórias é o que lhe permite ser um transmissor da mensagem da história naquele momento, e ao ouvinte que receba da maneira mais clara possível o que a história pretende contar naquela ocasião.
Esta oficina tem como intuito explorar e valorizar o ofício do contador de histórias, que consiste em aprender a ver e a contar uma história da forma mais bela e efetiva possível – seja para seus filhos, alunos ou colegas de trabalho, ou ainda para si mesmo.
Serão dois dias intensos de oficina, no sábado 19 e domingo 20 de setembro de 10 às 18 horas. (com intervalo para almoço, por conta de cada participante).
Inno Sorsy
Inno Sorsy é uma contadora de histórias de destaque, nascida na fronteira de Gana e Togo. Começou sua carreira no teatro no início dos anos 70, e tem desenvolvido um longo percurso de trabalho na Europa como performer, professora, consultora na arte de contar histórias, e especialista em técnica vocal.
Já trabalhou diversas vezes no Brasil promovendo a arte de contar histórias, desde os anos 90. Participou do 1º Festival Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias e foi membra da expedição ‘Ara Watasara’ – projeto da Universidade do Amazonas em curso até hoje, em que se pesquisa a memória viva e a tradição oral da população ribeirinha do Rio Solimões.
Colaborou na tradução inglesa do livro Tales of Nasruddin, Holanda (Stichting) e contribuiu com a história ‘Two Brothers’ para o livro Tales from Africa, compilado por Mary Medlicott-Kingfisher.
No Brasil, publicou O Homem sem Sorte (Editora Caravana de Sonhos) e foi co-autora, junto com Gislayne Avelar Matos, de O Ofício do Contador de Histórias (Cia. das Letras).
Foi uma das fundadoras, da Company of Common Sense, em 2008, e como diretora da Companhia tem elaborado projetos com base na arte de contar histórias como instrumento para a re-educação e revitalização da escola, música, artes têxteis e desenho no setor corporativo, com vistas ao desenvolvimento de técnicas, táticas e estratégias para atender às necessidades do século XXI.
Informações para inscrição
A vinda da Inno até o Rio, para esta oficina no Tear, foi possível graças a uma parceria de produção do Tear e da nossa amiga Julia Grillo, que é assessora dela e é quem se encarregará da gestão dos recursos.
Os custos desta produção incluem gastos com transporte, equipamentos, manutenção do espaço e cachê dos envolvidos.
Para custear esta ação de formação, é preciso realizar um Investimento solidário que colaborará também, para manter as ações sociais do Instituto Tear.
Isto quer dizer que você não está pagando por um serviço prestado, mas co-financiando uma ação de formação e, ao mesmo tempo, fazendo parte, de fato, de uma rede solidária que articula partilha de saberes e financiamento coletivo de ações sociais em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares. Saiba mais sobre esta rede de apoio solidário [link id=”106″ text=”AQUI”].
Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidaria de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:
valor do investimento solidário: R$ 350,00.
Deposite ou faça uma transferência bancária (via internet ou depósito em conta corrente) para:
Banco do Brasil
Ag: 1572-5
Cc: 9479-X
Julia de Queiroz Grillo
CPF: 099.347.337-73
(assessora de Inno no Rio de Janeiro)
Após o pagamento anexe o comprovante bancário aqui, para confirmação da sua inscrição:
Ou por e-mail: tear@institutotear.org.br
A sua inscrição pode também ser realizada diretamente na Secretaria do Tear
Atendimento secretaria do TEAR, de 10 às 17 horas.
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Link desse post: https://institutotear.org.br/3791