INSCRIÇÕES REABERTAS
Na quinta-feira 26 de novembro a arte educadora Ana Mae Barbosa se apresentará no Colóquio “Revendo conquistas da Arte/Educação”, no Memorial Getúlio Vargas, Aterro do Framengo, de 17 às 19h. O evento é gratuito, sendo necessário fazer a inscrição no formulário abaixo. O Colóquio faz parte das ações do Centro de Formação e Estudos em Arte Educação do Instituto Tear.
A convite do Instituto de Arte Tear, a pesquisadora Ana Mae Barbosa abordará, na sua fala, um panorama da Arte/Educação no Brasil, a partir de uma reflexão sobre o processo de estruturação deste campo – de 1922 a 1948 – em uma perspectiva interdisciplinar que envolve aspectos históricos e políticos. Com esta base, buscará refletir sobre os avanços e retrocessos para melhor compreender o momento atual do campo da Arte/Educação no Brasil.
No evento será lançado o livro Redesenhando o desenho: educadores, política e história (Cortez, 2015), de Ana Mae Barbosa.
Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, pioneira em arte/educação e criadora do primeiro Doutorado nessa linha de pesquisa no Brasil, é uma referência nacional e internacional. Como muitos dizem, está para a Arte/Educação assim como Paulo Freire está para o Ensino-aprendizagem. Ana Mae é professora titular do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, atua no Doutorado em Arte-Educação que criou na USP e no Mestrado e Doutorado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. Foi presidente da International Society of Education Through Art (1990-93) e Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (1987-93).
Com uma profícua produção intelectual Ana Mae Barbosa publicou mais de vinte livros sobre Arte e Arte-Educação, entre eles os quais Tópicos Utópicos (Com-arte, 1998); a Imagem no Ensino da Arte (Perspectiva 2007); Arte/Educação como mediação Cultural e Social (UNESP, 2009); Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais (Cortez, 2010).
Reconhecida internacionalmente, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005), o prêmio Edwin Ziegfeld nos Estados Unidos (1992) e o Prêmio Internacional Herbert Read (1999). Em 2001 foi escolhida para dar a Studies in Art Education’s Lecture, distinção conferida pela Associação Americana de Art Education pela primeira vez a um estrangeiro.
Redesenhando o Desenho – educadores, política e história (Cortez Editora). A obra trata do ensino do Desenho e das Artes Visuais no País durante o período compreendido entre 1922 e 1948. já que no período analisado, professores eram perseguidos durante a ditadura do Estado Novo, interferindo no contexto do ensino da arte no Brasil.
O livro, que traz bibliografia de pesquisa ao final é dividido em três capítulos: Virada Industrial, que destaca, entre outros personagens, Theodoro Braga, filósofo, pintor e educador que dedicou-se a pesquisas culturais no Norte do País; Virada Modernista, movimento que evidencia educadores como a poetisa e pintora Cecília Meireles e, por fim, o livro examina a Formação Modernista dos Professores de Arte no Brasil, que analisa as contribuições estrangeiras para a modernização do ensino de arte no país. Este capítulo conta com um texto inédito de John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano, expoente da educação progressiva, que explica o sentido do desenho como técnica e criação.
Ana Mae Barbosa afirma que o livro interessa não só a educadores, mas também aos estudantes de Pedagogia, Artes Visuais e Design. O trabalho de pesquisa, que foi financiado pelo CNPq, levou mais de 10 anos entre entrevistas, consultas em acervos nacionais e internacionais, como o do Teachers College da Columbia University, da University of Central England, da Universidade de Miami, do IEB/USP, de Museus e Jornais.
Estarão também disponíveis, os recém lançados Além do Corpo – uma experiência em Arte/Educação de Ana Amália Tavares, e Nós, os humanos – do mundo à vida, da vida à cultura de Carlos Rodrigues Brandão.
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