Animação explica direitinho o que acontece
O debate, para muitos em aparência abstrato, entre desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade meio-ambiental se torna vital quando se trata da construção de uma grande barragem hidroelétrica, cuja finalidade é a produção de energia a larga escala. Vital para os povos ribeirinhos, vital para a flora e fauna da região, vital para os modos tradicionais da vida local e, de um modo diferente, mas tão vital quanto para eles, para todos os que moramos longe desses rios, em grandes cidades, cuja economia e modos de produção da necessária energia para seu funcionamento, estão intimamente interligados a essa barragem que está se construindo.
Esse grande dilema, político, econômico, ético, moral, sócio-ambiental não é um dilema apenas do governo ou do estado Brasileiro, mas um dilema de todos e cada um dos que temos nossos estilos de vida ligados a uma sociedade cujo modelo de desenvolvimento socioeconômico é produtivista e extrativista.
Para entender melhor esta questão o Astrolábio e sua rede mapearam alguns vídeos para partilharmos com vocês, no intuito de ajudar a uma reflexão necessária que precisa também ser partilhada.
Hidroelétricas na Amazônia
A nossa querida amiga Tania Sallem nos enviou um simpático desenho animado que mostra, de forma super clara, o impacto da construção de uma hidroelétrica no ecossistema fluvial amazônico, sobre tudo na biodiversidade que existe no rio e seu entorno.
O video, que está disponível na web com legendas em várias línguas, foi produzido em 2011 pelo Centro para la sostenibilidad ambiental (CSA) da Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH), Lima, Perú.
Conflitos entre Energia e Meio Ambiente – Século XXI
Mas para além do entendimento do que acontece com o ecossistema e a biodiversidade nas regiões diretamente afetadas, tem as necessidades e demandas dos diversos modos de vida humanos. A economia do Brasil tem crescido em ritmo acelerado e sua demanda por energia nova aumenta constantemente. E o fato é que, sem se questionar se o crescimento é uma necessidade real para vivermos bem, à necessidade do crescimento imposta pelo modelo econômico de expansão de mercados e acumulação de capital, levou o Brasil a impulsionar a construção de hidrelétricas que estão entre as maiores do mundo.
A equipe do programa Século 21, da TV das Nações Unidas, viajou até o local de construção da hidrelétrica Belo Monte, a maior delas, onde as tensões estão ainda em alta e lançou esta matéria em 2012.
A Batalha de Belo Monte
Em janeiro de 2014, o programa TV Folha levou ao ar o especial “A Batalha de Belo Monte”, reportagem de fôlego que explica a maior e mais controversa obra de infra estrutura dos últimos tempos.
O video que segue é uma compilação no formato curta metragem dos três blocos do programa: “O Canteiro”, “Altamira” e “Os Impactados” .
Para os mais curiosos, no ano anterior foi ao ar um especial com fotos, vídeos, e mais de 20 páginas de texto que ajudam a compreender as polêmicas que envolvem a obra. Para saber mais acesse: www.folha.com/belomonte
Belo Monte – Anúncio de uma Guerra
Para fechar este percorrido, um filme de longa metragem produzido pela Cinedelia a partir de visitas à região de Belo Monte para acompanhar o modo como está sendo desenvolvido o projeto. Dirigido por xxx o filme, financiado de forma coletiva via crowfoundig, foi lançado em 2012 e está também disponível na web.