Contribuições para a educação

Por Miza Carvalho

O Astrolábio me sugere, 

“- Escreva acerca da Pedagogia Waldorf.” Aceito.  Lydia Hortélio me sopra um poema de Angelus Silesius que para mim resume qual o propósito dessa pedagogia.

“ A rosa é sem porque
Ela floresce porque floresce
Não olha para si mesma
Não se pergunta se alguém a vê.”

Quero ver as semelhanças entre as pedagogias.

Então percebo que este não é o ideal só da pedagogia waldorf. Há um ponto de convergência entre todas as pedagogias.  Interessa-me esse lugar de encontro.

Não será o educador alguém que cria tempo e espaço para que o encontro se dê? Para que possamos colaborativamente cada um encontrar seu coração e encontrarmos também o coração do coletivo?

A Pedagogia é um sistema de pensamento, conhecimento criado quando começamos a nos perguntar, a olhar para nós mesmos e conjecturar quais os melhores caminhos para florescer. Hoje a emergência da Cultura da Infância está nos mostrando pistas. Ela tem vindo nos lembrar que é preciso brincar.

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Brincar para quê? Qual intenção da brincadeira? Velhos padrões pedagogizantes, psicologizantes e tantos outros ‘antes’ viriam ao nosso auxílio nos trazer respostas. Mas:

Não temos nenhuma intenção ao brincar. Brincar é florescer.

As pedagogias estão sendo convidadas a vivenciarem a inteireza de quando se brinca, de quando se floresce.

Lydia diz que a meta é florescer. E eu diria que esta é meta da Pedagogia Waldorf e de tantas outras pedagogias.

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