O Círculo da Infância é um mergulho na cultura da Infância e alimenta significativamente o fazer de artistas e educadores. E vem fortalecendo uma rede nacional de educadores e pesquisadores da Infância. Saiba mais
Brincar, brincar muito de ser, de “e se…”, ter no coração o espírito poético de criança e liberdade de rir, de trocar idéias, de criar coisas das coisas mais simples, se tornando as coisas mais sérias e importantes. E por assim ser, desenvolver raciocínio, imaginação, sensibilidade, criatividade e o amor pela vida!
Voltado para a formação de educadores brincantes, o Círculo da Infância tem como foco a reflexão e a importância do brincar como expressão cardeal da cultura das infâncias. Contribui para a criação de práticas educativas que valorizem e difundam a diversidade cultural brasileira presente na expressão da Infância.
Desenvolvido pelo Tear , o Circulo é estruturado em encontros que privilegiam o diálogo entre as brincadeiras e manifestações da cultura popular, com a expressão criadora nas várias linguagens da arte. Os chamados Encontros de Educadores Brincantes(link), germinados ao longo do ano, se configuram como espaço para trocas de experiências e conversas, que giram em torno das temáticas da Culturas da Infância, brinquedos, brincadeiras tradicionais, teatro de bonecos, contação de histórias, visualidades, danças e ritmos populares.
Essas conversações e trocas de experiência dão origem a um seminário final, que leva o nome de Circulo da Infância (link para o evento), evento síntese dos trabalhos e intercâmbios desenvolvidos ao longo do ano.
O objetivo desse projeto é reconhecer, valorizar e difundir a Cultura da Infância, favorecer a formação de educadores no campo da Cultura Popular Brasileira, contribuir ao desenvolvimento da expressão criadora dos educadores, através das várias linguagens da arte, além de disseminar a riqueza da diversidade cultural brasileira e aprofundar as reflexões sobre arte, cultura, cidadania e educação.
Apoie nosso projeto e colabore para a sustentabilidade do Tear .
Para maiores informações entre em contato ou faça uma visita ao Instituto de Arte Tear