Literatura Infantil na Escola | Minicurso

Acervo, Práticas de Mediação e Projetos literários | Minicurso com  Sônia Travassos , 23 e 24, 30 e 31 de agosto de 19h às 21h. 

Literatura Infantil na Escola : Acervo, Práticas de Mediação e Projetos literários

Mediação de  Sônia Travassos
Dias: 23, 24 e 30, 31 de agosto (4ªs e 5ªs)
Horário: de 19h às 21h.

Custo: 150,00*
(*) veja abaixo informação importante sobre esse custo e o co-financiamento solidário, assim como sobre o desconto para professores.

Sonia_literaturainfantil

Proposta

A literatura infantil está presente na escola.  Mas por que sua leitura é importante? Como ela pode contribuir para a formação dos leitores, na infância? O que escolher para ler com as crianças? Que práticas de leitura podem contribuir para o encontro entre os leitores e os textos, nos espaços escolares? Antes, durante e após a leitura: o que se deseja desenvolver ao se propor atividades com a leitura literária junto às crianças? Essas são algumas das questões que estarão presentes neste curso e que serão abordadas por meio de leituras reflexivas e atividades práticas com os participantes.

Objetivos:

. Discutir a relação entre infância, leitura, literatura e escola.

. Diversidade e qualidade: conhecer autores, gêneros e temas presentes na literatura infantil;

. O livro de literatura infantil: arte da palavra, arte da imagem;

. Práticas de leitura e estratégias de mediação: a hora do conto e as rodas de leitura, entre outras;

. Projetos literários: conhecer, refletir, trocar, experimentar, criar e recriar – diferentes possibilidades para ampliar a experiência com a leitura literária.

Público-alvo: Professores, bibliotecários, mediadores de leitura, arte-educadores.

FOTO-com-livro-do-Zé-Lelé

 Sônia Travassos

Educadora com 30 anos de prática escolar com crianças e jovens; especialista em literatura infantil e juvenil e pesquisadora da área; doutoranda em Educação; escritora de livros de literatura para crianças; contadora de histórias. Atua na formação continuada de professores, realizando assessorias, cursos, oficinas e palestras em diversos estados do Brasil, além de participar de eventos literários, como escritora e como contadora de histórias.

(*) INSCRIÇÃO

Custo: R$ 150,00

Atenção:
Desconto: Para grupos de três ou mais participantes – Custo R$ 135,00 – solicitações via e-mail:
contato@institututotear.org.br

Para realização do Literatura Infantil na Escola  propomos um co-financiamento  solidário.  Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidária de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:


A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito/transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear).  Veja como:

(1) realizando o depósito na conta
Instituto de Arte Tear
CNPJ: 05.435.475/0001-24
Banco Itaú
Ag: 5631
Cc: 28867-6

Assim que concluir, envie um mail a contato@institutotear.org.br anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.

IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line, certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco.  Confirmaremos sua inscrição mediante o envio desse e-mail.

(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca.
Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 09 às 18 horas.

(*) Todas as formas de inscrição receberão recibo legal de doação.

Atenção
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Sonia_literaturainfantil

 

Não perca os próximos cursos e eventos do Tear, cadastre-se no Boletim de notícias do Astrolábio (sempre no canto direito de qualquer matéria publicada) ou Siga nossa página no Facebook.

O Tear fica na  Rua Pereira Nunes, n° 138 – Tijuca – Rio de Janeiro
Contatos:  3238-3690 / 2238-4927. Secretaria aberta das 9 às 18h.
E mail: tear@institutotear.org.br