denise 4

Trilhas Literárias

Formação Gratuita de Mediadores de Leitura. De março à agosto de 2017

“Ler é inteirar-se de outras proposições, é confrontar-se com outros destinos, é transformar-se a partir da experiência vivenciada pelo outro e referendada pelo fruidor. Existe, pois, ação educativa maior do que esta de formar leitores?” Bartolomeu Campos Queirós

Trilhas Literárias – da mediação às práticas de leitura é uma FORMAÇÃO GRATUITA DE MEDIADORES E AGENTES DE LEITURA que será realizada ao longo de 2017 em seis municípios do estado do Rio de Janeiro.

Cada formação terá uma carga horária total de 60 horas, divididas em 8 encontros presenciais, aos sábados, de 9h às 18h.

respiros

O intuito do curso é provocar e aprofundar questões referentes às funções e ações de:

  • Leitura, Literatura
  • Sujeito Mediador
  • Espaço Leitor e Prática Leitora

Para tanto, percorrerá um caminho de reflexão sobre as etapas vividas no cotidiano da mediação.

Ao construir estações de experiências e conhecimentos denominadas Identidade, Encontro, Transformação e Rede, a formação irá problematizar e apontar encaminhamentos para vivenciar cada uma das estações por meio de práticas de leitura.

Público: interessados que já atuam ou que desejam atuar no campo do livro e da mediação de leitura, tais como estudantes de ensino médio e universitário, educadores, professores de sala de leitura, contadores de histórias, bibliotecários e agentes do processo de formação e incentivo à leitura.

CERTIFICADO
O Tear emitirá certificado aos/às participantes que estiverem presentes em, pelo menos, 75% do curso.

AGENDA:

Vila Kennedy 18 de março 24 de junho
Nilópolis 08 de abril 22 de julho
Duque de Caxias 6 de maio 5 de agosto