Diário do Quintal – Polinização

Nos fundos da casa que habita o Tear, é guardado um espaço de cultivo de si e da terra, onde o encantamento da brincadeira faz brotar universos.

 

DSC02658

 

27/08/2015

Outro dia descobri algo novo
De uma tal de evolução
Flores e bichos juntos
Por anos brincaram de polinização

Polinizar é uma arte

Quando a flor põe a sua roupa mais bonita
O inseto faminto pousa sobre a pétala
Suga, esfrega e agita
Gruda pólen e bebe o néctar

Mas ainda não aprendemos
E a floresta, continua diminuindo
As melhores polinizadoras, nossas amigas abelhas
Da natureza estão sumindo

Essa foto, tirada na horta do Tear mostra uma flor de berinjela. As berinjelas ainda não apareceram, mas se a natureza seguir seu fluxo, essa flor quando for polinizada se transformará em um lindo fruto!

Acontece, que em alguns lugares do planeta, o que era normal já não é mais. As abelhas estão sumindo da natureza, e por causa disso os alimentos também diminuem.

Milhões de anos de evolução entre os animais e as flores fizeram com que a forma, o cheiro e a cor de um se adaptasse ao do outro!

É o caso de algumas flores como a da foto. Ela possui estruturas que os botânicos chamam de antera (tubos amarelos no meio da flor), onde fica guardado o pólen, e só as abelhas que tem o poder de vibrar essas anteras pode retirar dessas flores o seu alimento.

Isso significa que, com o sumiço das abelhas muitos alimentos também podem sumir!
Reza a lenda que o físico alemão Albert Einstein disse, que se todas as abelhas sumissem a humanidade poderia entrar em extinção.

Sigamos lutando e acreditando que outro mundo é possível!

No vídeo abaixo, você pode conferir como é o tipo de polinização dessas abelhas, que dançam, vibram e até cantam para se alimentar e contribuir para que a vida de todos os seres vivos continue.

Um abraço do Jardineiro Beldroega