ManiFesta Brasileira

Formação em Dança e Ritmos Populares.  Quintas feiras de junho a dezembro, sempre das 19 às 21h.  Começa na quinta 09/06.

manifestabrasileira

ManiFesta Brasileira é uma formação em ritmos e danças populares, tendo por objetivo trabalhar integradamente a estrutura artística, contextualização e formação cultural, os movimentos corporais e a percepção rítmica musical das mais diversas manifestações da cultura popular brasileira.

EMENTA

Estudo e prática dos movimentos corporais das manifestações populares. Noções básicas de Dança. Estudos corporais das manifestações populares. Aprendizado dos movimentos específicos das manifestações. Contextualização das manifestações populares. Estudo e prática de ritmo através de práticas corporais. Noções básicas das qualidades sonoras. Prática e técnica dos instrumentos de percussão. Prática em grupo. Estrutura e prática de arranjos com instrumentos de percussão. Aplicação da prática musical e das práticas corporais em locais públicos.

ATIVIDADES:

– Jogos, canções e brincadeiras rítmicas tradicionais;

– Danças e manifestações populares como as Folias, o Jongo, o Congado, os Cocos, os Sambas, Marujada, dentre outras;

-Conversa com Mestres e Brincantes de tradição;

-Participação nas Rodas de Chita – Evento mensal para realização das práticas aprendidas na formação.

PÚBLICO:

Educadores, pesquisadores, jovens e adultos que buscam desenvolver suas capacidades artísticas e/ou conhecer a cultura popular brasileira.

fitas

FORMADORES:

GUSTAVO PEREIRA

É cavaquinista e percussionista. Está envolvido ultimamente, com trabalhos ligados ao Samba, em grupos e escolas de samba. Atua também como diretor musical de teatro, arranjador e professor de ritmo e percussão. Integra o quadro de arte-educadores do Instituto  de Arte Tear, é educador da Escola de Teatro do CVT Quintino da rede FAETEC. 

Fez a Direção Musical das peças teatrais “Antígona” (Cia. Cortejo, 2010), O Boi da Lua (Direção Dauana Maria, 2006) e “A Caixa dos Seres Encantados” (FAETEC, 2005).  Foi assistente de Direção do CD “Marias Brasilianas” (2009/2010), tendo trabalhado ainda nosarranjos e como instrutor de percussão no espetáculo “Marias Brasilianas: arte do Fio”, ambas realizações da Cia Cirandeira (Tear, 2008/2009). Atuou na Ação Pedagógica – Festival do Folclore Brasileiro no (CCBB Educativo, RJ, 2007/2008). Fez a trilha sonora nos curtas“Coração Cansado” (2008/2009) e “O Marinheiro” (Direção Tárlia Laranjeira, 2005), exibido no Festival Femina do CCBB-RJ (2006). Foi Coordenador do Grupo de Projeção de Folclore e Cultura Popular Fogo no Café, do CETEP – Quintino – FAETEC (1996/2003).

VIVIANE BRITO

Viviane Brito é bailarina com vasta experiência na cultura popular brasileira. Arte-educadora no Instituto de Artes TEAR, integrante da Cia Folclórica do Rio/UFRJ. Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciada em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Docência do Ensino Fundamental e Médio da Universidade Cândido Mendes (UCAM), além de Arte-educadora com atuação direta em importantes comunidades do Rio de Janeiro, como Cidade de Deus, Madureira, Complexo da Maré, Lins e Tijuca, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho.

fitas2

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA INSCRIÇÃO

Para participar do curso é preciso fazer um investimento solidário. Isto quer dizer que você co-financia esta ação – ajudando a tornar possível que ela aconteça – e, ao mesmo tempo, ajuda a sustentar as ações sociais que o Tear realiza em favor de crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Se você compreende e concorda com esta perspectiva colaborativa e solidária de financiarmos as ações do Tear, faça sua inscrição agora, seguindo as seguintes informações:

O valor mensal do investimento solidário é de R$140,00 .

A inscrição no Curso pode ser feita de duas formas (por depósito/transferência bancária ou diretamente na secretaria do Tear). Veja como:

(1) realizando o depósito na conta
Instituto de Arte Tear
CNPJ: 005.435.475/0001-24
Banco Itaú
Ag: 5631
Cc: 28867-6

Assim que concluir, envie um mail a tear@institutotear.org.br anexando cópia do comprovante para receber o link com o formulário de inscrição.

IMPORTANTE: no caso de utilizar um Banco on-line certifique-se de nos enviar o comprovante diretamente pelo seu e-mail e não pelo site do banco. Deste modo poderemos responder com as orientações para completar a inscrição.

(2) você também pode optar por fazer sua inscrição diretamente na secretaria do Tear, na
Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca. Tel: 3238-3690 e 2238-4927
Atendimento secretaria do TEAR, segunda à sexta, de 10 às 17 horas.

Todas as formas de inscrição receberão recibo legal de doação.  Para obter o certificado de participação será necessária presença de, no mínimo, 70% da carga horária.