O Tear vai à Escola e a Escola vai ao Tear

O Tear realiza parcerias com escolas, proporcionando vivências lúdicas e criativas que se articulam aos conteúdos escolares, aqui mesmo em nossa casa ou em visitas à escola.

Este trabalho, criado e desenvolvido pelo TEAR desde 2012, é voltado para escolas que queiram estabelecer uma parceria conosco, participando de vivências lúdicas e criativas em oficinas temáticas. A partir de experiências estéticas, as crianças vivenciam diversos temas e conteúdos escolares, em articulação com as várias linguagens da arte, despertando o espírito investigativo, o encantamento e a cumplicidade diante dos saberes.

Nossa equipe pode ir até a escola ou as turmas podem vir até nossa sede na Tijuca, onde dispomos de um amplo espaço verde com horta, composteira, árvores frutíferas, além de pátio, biblioteca, brinquedoteca e outros recursos lúdicos. Recebemos regularmente turmas de escolas particulares, e parte dos recursos arrecadados nessas visitas co-financiam as visitas de turmas de escolas públicas, para quem a participação é gratuita.

IMG_9632

Para participar da vivência, basta que a escola ente em contato com uma proposta de data e a escolha da oficina do seu interesse – a partir do cardápio temático abaixo.  Podemos também preparar um planejamento especial para as suas turmas de acordo com o seu projeto pedagógico ou fazer uma participação especial em feiras ou eventos da escola, basta nos consultar com antecedência.

Baixe aqui o cardápio completo de oficinas temáticas

Público: Educação Infantil (a partir de 3 anos), Ensino Fundamental e Médio.  Os planejamentos serão adequados de acordo com a idade dos alunos.

Grupos a partir de 15 alunos.

Dias e horários: A combinar no turno da manhã ou tarde. O ideal é que cada oficina tenha aproximadamente 2 horas de duração.

Mais informações e agendamentos:

Maria Clara Borges
coordenação pedagógica
21-98895-3925
escolavaiao@institutotear.org.br16.05.13 047

CARDÁPIO DE OFICINAS TEMÁTICAS
Baixe aqui o cardápio completo de oficinas temáticas

MALA DA BRINCADEIRA

Resgate das brincadeiras infantis tradicionais e valorização do imaginário e da poética das infâncias.  Criança foi feita para brincar, pular, cantar, correr, imaginar, inventar, se divertir!  Vamos retomar alguns brinquedos e brincadeiras populares que vem se perdendo com a convivência no mundo moderno.  Vamos brincar de brincar?

16.05.13 137

 

CULTURA POPULAR

A cultura popular brasileira é diversa, múltipla e muito rica, constituída por saberes e fazeres que temperam nossos jeitos de ser, pensar e agir brasileiramente.
Através de histórias, músicas, danças, folguedos e brincadeiras, a oficina se propõe a vivenciar expressões e manifestações multiculturais, fruto de tantos povos que nos fazem brasileiros.

 

TERRA BRASILIS

Todo dia É dia de índio! A importância dos povos indígenas para a construção da identidade e cultura brasileira será abordada, de forma brincante e sensível, através de suas histórias, músicas, brincadeiras e costumes, buscando levar as crianças a conhecerem, a admirarem e respeitarem esses povos tradicionais, tão ignorados e pouco valorizados na e pela sociedade brasileira.

 

abayomis

 

A ÁFRICA É AQUI

A partir de vivências lúdicas, percepções sonoras e atividades das diversas linguagens da arte, as crianças serão estimuladas a conhecer mais sobre os diferentes povos africanos: suas histórias, músicas, vestimentas e costumes, e a reconhecer a importância vital (e não apenas simbólica) da cultura dos povos da África na formação da identidade e diversidade cultural brasileira.

 

CIRCO BRINCANTE

A oficina tem objetivo de estimular habilidades como: lateralidade, equilíbrio e coordenação motora, assim como valores de respeito, cooperação e confiança.
Serão desenvolvidas atividades lúdicas/circenses como: Jogos e histórias interativas, perna de pau, maquiagem artísticas, música e confecção de malabares.

 

IMG_5320

 

CULTURA DA PAZ

A Cultura de Paz iniciou-se, como movimento, através da UNESCO e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental.
A oficina, inspirada nesses princípios, pretende estimular, através de vivências corporais, jogos cooperativos e teatrais, atitudes e reflexões sobre os valores de cooperação, do cuidado, do diálogo, da compaixão e da amorosidade, a serem vividos cotidianamente.

 

CIRCULO DA TERRA
Estas oficinas só acontecerão nas visitas ao TEAR ou se a escola possuir um espaço verde

Um trabalho de educação ambiental através da arte. Como pesquisadores da Natureza, as crianças serão convidadas às descobertas e aprendizagens significativas, em um ambiente de fascinação e inventividade, possibilitando a produção de sentidos na construção dos conhecimentos.   Os conteúdos desenvolvidos podem estar relacionados a água, solo, germinação, insetos, árvores e biodiversidade.

IMG_4019

 

Mais informações e agendamentos:

Maria Clara Borges
coordenação pedagógica
21-98895-3925
escolavaiao@institutotear.org.br