Um passeio pelo Território do Brincar

Uma viagem pelo Brasil em busca de brinquedos e brincadeiras. Território do Brincar é um projeto feito em família, e apresenta uma coleção de infâncias espalhadas pelo país.

Editorial Tearteiro

BOIZINHOS DE PAU SANTO. Brinquedo encontrado pelo Território do Brincar em São Gonçalo do Rio das Pedras – Vale do Jequitinhonha – MG____A semente dá o ano inteiro, assim como a brincadeira. Essas miniaturas  abrem as portas para a imaginação.

A pesquisa consiste em um  trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil entre abril de 2012 e dezembro de 2013, visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.

Em cada encontro com meninas e meninos surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.

TAMANCA. Apupe. Brincadeira do Reconcavo Baiano  BA ______ Brinquedo feito de chinelo de borracha, tampinha de garrafa (de metal),pedaços de varetas (dois medindo por volta de 5 cm e dois 10 cm), sacola plástica de embalagem.

Estar perto de crianças era o maior desejo da educadora e documentarista Renata Meirelles, desde que começaram a surgir as perguntas sobre “o que você vai ser quando crescer?”. O caminho encontrado por ela foi o brincar.

Desde 1996, Renata vive esse encontro com crianças das mais diversas regiões brasileiras. Em 2000, ela conheceu David Reeks. Juntos, criaram o Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica. Em 2001, partiram para a Amazônia e percorreram 16 comunidades indígenas e ribeirinhas do Amapá, Pará, Amazonas, Roraima e Acre. Seguiram realizando projetos e pesquisas sobre a infância e desenvolveram importantes parcerias. Dentre elas, o projeto de curadoria da exposição Mais de Mil Brinquedos da Criança Brasileira, na unidade do SESC Pompéia, em São Paulo, feita junto do pesquisador Gandhy Piorsky.

Atualmente, dois livros e duas séries infantis para TV estão sendo feitos. Além disso, uma exposição itinerante está viajando o Brasil para levar um pouquinho do Território para escolas, festivais, praças, etc

PIÃO DE BABAÇU. Brinquedo encontrado na Comunidade de Entre Rios MA _______Primeiro se fura a semente em três pontos distintos: na parte superior, na inferior e na lateral. Depois ele tira os excessos de uma vareta para encaixar nos dois orifícios das extremidades da semente. Em seguida vede esses orifícios com cera de abelha queimada na brasa e moldada ao redor dos furos.

O documentário Território do Brincar, que reúne boa parte da pesquisa coordenada por Renata Meirelles e David Reeks, está nos cinemas do Brasil.

Confira o trailer do documentário aqui no Astrolábio

A busca por infâncias não parou por aqui, dando continuidade a pesquisa de Território do Brincar, a equipe seguirá rumo a terras distantes, além das fronteiras nacionais, e continuará produzindo materiais que tragam a infância de todos nós para dentro de escolas, instituições e famílias.

Quer saber mais? O Astrolábio mapeou uma rota de de links relacionados para você navegar.

Projeto Mapa do Brincar: Parceria de Renata com Gabriela Romeu.  uma iniciativa da Folha de S.Paulo, vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

Canal de filmes Território de BrincarFilmes relacionados e trechos do Longa Metragem

Filmando crianças: Parte do processo de produção do filme

Entrevista com pesquisador Gandhy Piorski

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Conteúdo mixado de: Território do Brincar

 

Link dessa página: http://institutotear.org.br/548