Centro de Formação e Estudos em Arte Educação

Espaço de reflexão, memória e partilha de saberes voltado à formação continuada, teórica e prática na área de Arte/Educação e suas mediações. Os cursos são oferecidos no Tear ou outros espaços de aprendizagem através de parcerias.


#ApoieoTear para que possamos completar
40 anos em 2020 com nossas ações em plenitude

Desde março de 2019, pela primeira vez o Tear está realizando as atividades do programa Ciranda Brasileira sem nenhum financiamento externo. Por isso, lançamos uma campanha de Financiamento Coletivo.

Clique aqui para assistir ao vídeo da campanha e saber como apoiar o Tear


O Centro de Formação e Estudos em Arte/Educação do Instituto de Arte Tear tem como objetivos fomentar a produção, a reflexão e o aprofundamento de saberes no campo da Arte, Cultura e Educação, possibilitando a formulação de novos conhecimentos que subsidiem a práxis educativa do professor.

Os cursos de formação de educadores promovidos pelo TEAR são reconhecidos por sua abordagem metodológica denominada Artes Integradas que, baseada nos princípios da arte/educação, promove o diálogo entre as várias linguagens da arte (teatro, dança, música, artes plásticas e literatura) e os diversos campos de conhecimentos, criando experiências estéticas voltadas ao aprimoramento das práticas mediadoras e educativas.

<<< Confira os próximos cursos em nossa AGENDA >>>

AULA DANILO

O diferencial das formações refere-se à contribuição na ampliação do olhar e dos modos de ver e ler o mundo dos educadores; na ampliação de seus campos de percepção; no redimensionamento de suas capacidades de compreensão, análise e reflexão da prática; no fortalecimento dos seus papéis como educadores; no enriquecimento de suas expressões criadoras que possibilitam o exercício da educação através da arte, em busca de uma educação estética, sensível, crítica e libertadora.

Desde 1980, o TEAR desenvolveu mais de 300 cursos de formação de professores e mediadores de leitura, em parcerias com Secretarias de Educação, Institutos Sociais, Empresas e outras instituições da sociedade civil atendendo mais de 8.000 educadores. A cada curso redesenhamos a ação de acordo com as demandas e necessidades específicas, sempre mantendo a abordagem metodológica elaborada pela instituição.

Os cursos de formação são oferecidos periodicamente no Tear e podem ser levados a outros espaços de aprendizagem através de parcerias com instituições públicas ou privadas. A carga horária e os conteúdos das formações podem ser adaptados de acordo com as demandas da instituição.

Acesse aqui uma apresentação completa dos cursos oferecidos.

50,1

Dentre os cursos oferecidos destacam-se:

Artes Integradas na Educação (AIEDUC)
Pelas vias do imaginário e do potencial crítico/criativo dos participantes, o curso tem como propósito ampliar as concepções e as práticas em Arte/Educação, em uma perspectiva interculturalista, transdisciplinar e humanista. As diversas linguagens da arte se articulam em diálogo com distintos campos do conhecimento, promovendo experiências lúdicas/estéticas a serem desenvolvidas no ambiente pedagógico.

Artes Integradas na Educação Infantil
O contato com a arte e a natureza é de suma importância para o desenvolvimento infantil, despertando a delicadeza e a sensibilidade, desenvolvendo vínculos, afetos e cognição, fortalecendo o sentimento de pertencimento e criando sentidos nascentes à grande teia da vida. De forma prática e reflexiva, através das diversas linguagem da arte, a formação tem como propósito subsidiar as práticas pedagógicas no âmbito da Educação Infantil.

Literatura infantil e práticas de leitura na escola
Qual o lugar da leitura e da contação de histórias no cotidiano escolas? Como, porque e o que ler com as crianças? Esta formação visa o aprimoramento das práticas de mediação de leitura, de maneira que os participantes se apropriem da literatura, em diálogo com as outras linguagens da arte.
Leia aqui sobre o Trilhas Literárias, programa que formou 190 mediadores de leitura em 6 municípios do Estado do RJ em 2017.

Formação de Educadores Brincantes
A partir da concepção de que brincar seja o meio pelo qual a criança experimenta, se expressa, elabora e reinventa o mundo, estabelece vínculos e apreende sentidos de uma cultura de paz, a formação visa enriquecer a criação de ações educativas que valorizem e difundam a diversidade cultural das infâncias brasileiras, seus universos lúdicos e imaginários.

Arte e Cultura Popular
Essa formação propõe formas de se trabalhar a riqueza das expressões artísticas e culturais brasileiras, a partir de manifestações como danças e ritmos populares, brincadeiras e brinquedos tradicionais, contos do imagiário popular, etc, incentivando educadores e instituições a investigar e dialogar com a cultura viva da comunidade onde se inserem.

Arte e Natureza
No contato criativo com a natureza, o ser humano tem a possibilidade de encontrar sentido maior de integração, conscientização e incorporação do seu EU ao seu meio ambiente. Com uma abordagem inter e transdisciplinar, a formação propõe refletir as relações entre Arte, Meio Ambiente e Cultura, estabelecendo um diálogo estético entre o ambiente construído e natural.

borda_VERMELHA

Para saber as datas das próximas edições dos cursos de formação no Tear, inscreva-se no BOLETIM, acompanhe nossa AGENDA e siga nossas redes sociais:

compartilhe face-01


Para promover um curso do Centro de Formação e Estudos em Arte/Educação em outro espaço de aprendizagem, entre em contato conosco pelo email tear@institutotear.org.br.